Primeiramente, na declaração universal dos Direitos humanos, consta que os indivíduos tem liberdade de expressão cultural e religiosa. Todavia, observa-se uma hostilidade contra religiões de matriz afrinaca, instigados pelo preconceito e racismo. Em 2022, vários ataques a terreiros de Umbanda foram relatados, de acordo com o G1.
Ademais, Nelson Mandela afirma que, "A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Entretanto, é visto que a educação no Brasil é falha, pelo fato de não haver discussões sobre as heranças do povo da África nas escolas. Sendo o assunto trabalhado apenas no mês da consciência negra e se fechando ao período escravista.
Concluí-se que, é dever do Governo federal junto aos Ministérios da Cultura e da Educação, criar campanhas de coencitização e instruir as escolas a trabalhar e mostrar mais sobre a cultura negra. Desse modo, o Brasil estará mais perto de alcançar a "Utópia" de More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros identificados incluem "afrinaca" em vez de "africana", falta de crase em "devido a falta", e uso inadequado de vírgula antes do sujeito em "Concluí-se que, é dever". Sugiro corrigir para "devido à falta" e eliminar a vírgula desnecessária. A coesão pode ser melhorada com conectivos como “além disso” entre os parágrafos. Na proposta, detalhar o meio das campanhas para maior clareza, como por exemplo, “por meio de programas educacionais nas escolas”.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.