Avatar do usuário
Por biabiabia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#104610
A constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 6, o direito ao reconhecimento, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a crise climática.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a negligência governamental para combater a pouca valorização dos povos tradicionais. Nesse sentido, o descaso que o governo demonstra a essas comunidades é preocupante, já que apenas 26 povos foram conhecidos oficialmente. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o reconhecimento, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a crise climática como impulsionador do problema. de acordo com dados da Folha de São Paulo, o desmatamento da Amazônia em 2022 é o maior registrado desde 2006. Diante de tal exposto, a cada ano que passa o desmatamento das florestas brasileiras vem aumentando, dificultando assim a vida dos povos tradicionais, que vivem da natureza. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Cultura, junto com Ministério do Desenvolvimento Social, por intermédio de programas sociais, que venham incluir os povos não reconhecidos legalmente na sociedade, a fim de valorizar essas comunidades tradicionais e que elas ajudem a preservar ainda mais o meio ambiente. Assim, se consolidará uma sociedade mais aceitável, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por teago
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#105288
tua redação está quase impecável!!
a questão da C5, é que o inep falou uma mudança no detalhamento da conclusão, onde eles não aceitariam mais como detalhamento, o detalhamento da finalidade através de "e", só um desdobramento da finalidade.
mas torce pra pegar um corretor que não ligue pra isso que tua redação vale até milll!!
0
Avatar do usuário
Por Marsilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#106252
Meu rei 👑, muito obrigado pela sua gentileza!
Fico grato pela sua correção!!!
0

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.