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Por SamuelMrc
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#120353
A Constituição Federal (CF) de 1988 garante direitos fundamentais para a democracia e vida digna dos cidadãos brasileiros. Porém, os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais Brasil e suas consequências como segregação social, interferem no sistema harmônico do Estado brasileiro. Dessa forma, é imprescindível, para mediar a conjuntura, analisar os pilares da adversidade que se constituem no fator civil e na ineficácia governamental.

Diante desse cenário, é preciso explorar o aspecto sociocultural e as suas implicações na temática. Segundo Pierre Bourdieu — expoente sociólogo —, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico" Nessa perspectiva, é fundamental uma sociedade que valoriza a importância dos aborígenes, para avanços em prol da qualidade de vida dos mesmos. No Brasil é evidente a ausência de autocríticas por parte dos cidadãos em relação à falta de direitos básicos dos povos tradicionais, formando, cidadãos desinteressados em solucionar a matriz do imbróglio. Essa falta de julgamentos agrava a carência de recursos públicos destinados aos indígenas, violando, novamente, a CF. Portanto, a reflexão profunda sobre as interações sociais é essencial para superar o revés.

Ademais, destaca-se a relevância das políticas públicas. A esse respeito, John Rawls — renomado filósofo —, na teoria do Pacto Social, enfatizou o estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos da discriminação sofrida pelos primitivos contrastam com a tese do autor, uma vez que o governo do Brasil parece não demonstrar preocupação com o enredo, tendo em vista a falta de políticas públicas que criminalizem essa prática. Assim, é inadmissível a inoperância das esferas de poder na mitigação desse viés.

Portanto, os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais Brasil representa um obstáculo intrínseco de raízes culturais e governamentais. O Ministério das Comunicações abordará o assunto em programas midiáticos para elucidar suas sequelas. Serão convidados profissionais capacitados que oferecerão uma visão crítica e orientarão os espectadores. Feito esses pontos, ao combinar a criticidade proposta por Bourdieu e o Pacto Social de Rawls, o povo brasileiro terá uma vida digna, como prevê a Carta Magna.
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COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
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COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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Por OlrenBeat
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#120370
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresenta uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente.

Na introdução, você contextualiza o tema e apresenta a problemática relacionada à valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. No entanto, seria interessante se você trouxesse uma tese clara sobre como esses desafios afetam a vida dessas comunidades. Isso ajudaria a direcionar melhor o seu texto desde o início.

No desenvolvimento do primeiro parágrafo argumentativo, você menciona Pierre Bourdieu e sua ideia sobre a importância da crítica na democracia efetiva. Essa citação é relevante para embasar o seu ponto de vista sobre a necessidade de valorizar as comunidades tradicionais. Porém, faltou conectar essa ideia ao contexto brasileiro específico e explicar como isso contribuiria para avanços na qualidade de vida dessas comunidades.

Além disso, é importante evitar generalizações em relação aos cidadãos brasileiros desinteressados em solucionar os problemas enfrentados pelas comunidades tradicionais. Procure trazer exemplos concretos ou dados que evidenciem essa falta de interesse por parte da sociedade.

No segundo parágrafo argumentativo, você menciona John Rawls e sua teoria do Pacto Social como base para defender políticas públicas voltadas à proteção das comunidades tradicionais. Novamente, é necessário fazer uma conexão mais clara entre essa teoria e a realidade brasileira. Explique como a falta de políticas públicas afeta diretamente essas comunidades e como isso vai contra os princípios do Pacto Social.

Na conclusão, você propõe uma intervenção interessante, que é o Ministério das Comunicações abordar o tema em programas midiáticos. No entanto, essa proposta precisa ser mais detalhada. Como exatamente esses programas iriam elucidar as sequelas da discriminação sofrida pelas comunidades tradicionais? Quais profissionais capacitados seriam convidados? É importante fornecer informações mais específicas para tornar sua proposta de intervenção mais consistente.

No geral, seu texto apresenta boas ideias e argumentos relevantes para discutir os desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais no Brasil. Para melhorá-lo, sugiro que você:

- Apresente uma tese clara na introdução;

- Conecte as ideias dos teóricos citados ao contexto brasileiro;

- Evite generalizações sem embasamento concreto;

- Detalhe melhor sua proposta de intervenção.

Lembre-se também de revisar seu texto quanto à gramática, ortografia e pontuação para garantir maior clareza na transmissão das suas ideias.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição.

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