Em primeiro lugar, é inquestionável afirmar que o descaso por parte do poder público impulsiona o problema. De acordo acordo Cam a constituição federal de 1988, o combate as desigualdades deve ser garantido a todos. Entretanto, o crescimento no número de detentos nos presídios brasileiro mostra que, apesar das leis, o estado é omisso em relação a violência estrutural no Brasil.
Ademais, a negligência por parte da sociedade também induz a problemática. Conforme Saramago, escritor português, a sociedade atual vive uma "Cerqueira mental". Nesse âmbito, a desigualdade social, exclusão e desestruturação familiar são situações naturalizadas pelo coletivo, o que confirma uma Cerqueira mental, como alerta Saramago.
Portanto, é indubitável que um Estado ineficiente e uma sociedade omissa dificultam o combate a esse tipo de violência na sociedade. Logo, é dever do coletivo, através de manifestações públicas, em redes sociais ou nas ruas, cobrar o governo o governo ações que busque engajamento para combater as consequências da violência estrutural. Assim, a partir dessa ação concretizada, fará jus ao lema da bandeira nacional: "Ordem e progresso".
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O autor apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, mas comete alguns erros. Por exemplo, em "entre a causas do problema", deveria ser "entre as causas" (Competência 1). Além disso, há repetição de palavras em "de acordo acordo Cam a constituição" e "cobrar o governo o governo", que deveriam ser "de acordo com a constituição" e "cobrar do governo" (Competência 1).
O autor compreende a proposta de redação e desenvolve o tema de maneira estruturada, com introdução, desenvolvimento e conclusão, relacionando o tema com conceitos de diversas áreas de conhecimento (Competência 2).
As informações, fatos, opiniões e argumentos são bem selecionados e organizados, apresentando um ponto de vista claro sobre o tema (Competência 3).
A argumentação é bem construída, com mecanismos linguísticos que mantêm a coesão e coerência do texto, apesar dos pequenos erros já mencionados (Competência 4).
A proposta de intervenção está presente, mas carece de detalhamento. O autor menciona que o coletivo deve cobrar do governo ações para combater a violência estrutural, mas não especifica que ações seriam essas, nem detalha o agente, a ação, o meio ou a finalidade (Competência 5).
Para melhorar, recomendo que o autor revise o texto para corrigir os erros gramaticais e de repetição de palavras. Além disso, seria importante detalhar mais a proposta de intervenção, especificando que ações o governo deveria tomar para combater a violência estrutural e como o coletivo poderia cobrar essas ações.