De início, analise-se a supremacia dos interesses capitalista como um dos agravantes da problemática. Nessa ótica, de acordo com o geógrafo Milton Santos, “ O que vivemos hoje é o que o homem deixou de ser o centro do mundo. O centro do mundo agora é o dinheiro.” Sob esse viés, percebe-se que o indivíduo está prezando cada vez mais pelo lucro, ou seja, essa busca incessante acaba priorizando uma produção em grande escala e massificada que, por sua vez, ignora a diversidade com também a riqueza do patrimônio cultural brasileiro, apenas focando na quantidade e o que receberá ao final. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, é imperativo pontuar a educação lacunar como impulsionadora do problema. Nessa perspectiva, é válido destacar a afirmação do filósofo alemão Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Assim, fica perceptível a falta de valorização por parte das instituições escolares aos assuntos referentes a riqueza dos patrimônios culturais e artísticos no país, visto que não há uma incorporação adequada da história e da diversidade cultural nos currículos escolas, gerando, assim um população que tende a aceitar a homogeneização cultural promovida pela indústria. Destarte, é imprescindível que haja mudança.
Portanto, ações são necessárias no sentido de reverter essa realidade. Para isso, o Ministério da Educação- órgão responsável por oferecer um ensino de qualidade para o país- por meio de eventos pedagógicos e gincanas de aprendizagem, deverá educar os estudantes sobre a temática, a fim de que o patrimônio cultural e artístico no Brasil não seja ofuscado perante os impactos da indústria de massa.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Para melhorar a redação, sugiro revisar a frase "Sendo assim, é validado disser tanto sobre supremacia dos interesses capitalistas quanto a educação lacunar", que está confusa. Uma reescrita poderia ser: "Assim, é fundamental discutir tanto a supremacia dos interesses capitalistas quanto as falhas na educação." Além disso, ao abordar os impactos da indústria de massa, seria interessante incluir exemplos concretos de como isso afeta o patrimônio cultural. Na proposta de intervenção, detalhar o meio (como eventos) e sua finalidade (promover conscientização) ajudaria a fortalecer o argumento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.