Por besourokafka
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
22 mar 2025

Na novela "Elas por elas", a personagem Isis participa de uma ONG para cuidar de animais de rua. Em contraponto, no Brasil, uma ação comunitária como essa é pouco realizada, haja vista a presença de desafios como o abandono de animais. Desse modo, cabe analisar a negligência estatal e a maldade humana como causadores da problemática.

A priori, a indiligência do governo tem forte influência com o revés. Isso porque, assim como pontuou o economista Murry Rothbard, os representantes governamentais, ao se orientarem por um viés individualista e visarem a um retorno imediato de capital político, negligenciam a promoção de políticas públicas, como o resgate e o tratamento veterinário, em parceria com ONGs, para animais em situação de rua. Por conseguinte, a superlotação de animais e a vulnerabilidade às doenças, como a hanseníase, proporcionam um ambiente insalubre e suscetível à contaminação, podendo comprometer a saúde pública. Logo, é necessário que o Estado intervenha na questão.

Outrossim, a indiferença e a maldade humana incitam a perpetuação da prática do abandono de animais. Isso porque, diversas pessoas, seja por não possuírem sentimentos por um animal ou por não mensurarem a importância dos sentimentos desses seres, resolvem abandoná-los nas ruas, refletindo a maldade que, segundo José Saramago é invenção da razão humana. Assim, diversos animais, em razão do abandono, sentem-se solitários e passam fome, o que ocasiona, em muitos casos, a morte desses seres. Destarte, enquanto a maldade perdurar, a felicidade e a saúde animal serão a exceção.

Portanto, para resolver os impasses expostos, o governo, agente promotor dos direitos para todos os cidadãos, deve realizar campanhas de conscientização e promover a prática do resgate dos animais de rua em parceria com ONGs, por meio de palestras em instituições públicas que motivem a população a auxiliar os animais e adotá-los. Assim, a maldade será neutralizada e o tratamento por veterinários das ONGs poderá diminuir as doenças provenientes dos animais.

.

.

.
Podem corrigir minha redação pfv? ;)
@Caiunao
@JoaoPedro72
@babaloo
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
900
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

3. C3 Seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

4. C4 Construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

5. C5 Proposta de intervenção

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

Foram apontadas imprecisões na norma. Por exemplo, o termo “indiligência” está equivocado e pode ser substituído por “negligência” ou “indiferença”, e “forte influência com o revés” compromete a clareza da ideia. Além disso, sugere-se incluir vírgula após “José Saramago”. A proposta de intervenção apresenta os quatro elementos, mas poderia detalhar melhor, como especificar a execução das campanhas de conscientização.

Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

1. C1 norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

3. C3 seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

4. C4 construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

5. C5 Proposta de Intervenção

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por besourokafka
besourokafka escreveu:22 mar 2025

Na novela "Elas por elas", a personagem Isis participa de uma ONG para cuidar de animais de rua. Em contraponto, no Brasil, uma ação comunitária como essa é pouco realizada, haja vista a presença de desafios como o abandono de animais. Desse modo, cabe analisar a negligência estatal e a maldade humana como causadores da problemática.

A priori, a indiligência do governo tem forte influência com o revés. Isso porque, assim como pontuou o economista Murry Rothbard, os representantes governamentais, ao se orientarem por um viés individualista e visarem a um retorno imediato de capital político, negligenciam a promoção de políticas públicas, como o resgate e o tratamento veterinário, em parceria com ONGs, para animais em situação de rua. Por conseguinte, a superlotação de animais e a vulnerabilidade às doenças, como a hanseníase, proporcionam um ambiente insalubre e suscetível à contaminação, podendo comprometer a saúde pública. Logo, é necessário que o Estado intervenha na questão.

Outrossim, a indiferença e a maldade humana incitam a perpetuação da prática do abandono de animais. Isso porque, diversas pessoas, seja por não possuírem sentimentos por um animal ou por não mensurarem a importância dos sentimentos desses seres, resolvem abandoná-los nas ruas, refletindo a maldade que, segundo José Saramago é invenção da razão humana. Assim, diversos animais, em razão do abandono, sentem-se solitários e passam fome, o que ocasiona, em muitos casos, a morte desses seres. Destarte, enquanto a maldade perdurar, a felicidade e a saúde animal serão a exceção.

Portanto, para resolver os impasses expostos, o governo, agente promotor dos direitos para todos os cidadãos, deve realizar campanhas de conscientização e promover a prática do resgate dos animais de rua em parceria com ONGs, por meio de palestras em instituições públicas que motivem a população a auxiliar os animais e adotá-los. Assim, a maldade será neutralizada e o tratamento por veterinários das ONGs poderá diminuir as doenças provenientes dos animais.

.

.

.
Podem corrigir minha redação pfv? ;)
@Caiunao
@JoaoPedro72
@babaloo
@Felipe082 pode corrigir minha redação pfv?
0
Por JoaoPedro72
Boa tarde, @besourokafka. Aqui está sua correção:

C1 - 200. Encontrei somente um desvio, que, sozinho, não é capaz de reduzir a nota.

-Há vírgula após "segundo José Saramago".

C2 - 200. Respeito ao gênero textual, ao tema e à utilização legítima, pertinente e produtiva de, ao menos, um repertório.

C3 - 160. Boa argumentação, porém, creio que algumas relações argumentativas poderiam ter sido desdobradas melhor. Quando você pontua que os governantes atuam de forma individualista e focada em retornos de capital político, o que exatamente isso representaria? Esclarecendo, o que daria capital político aos governantes? E como o investimento na causa animal seria um impasse nesse sentido? Além disso, no D2, senti falta de um detalhamento maior a respeito do conceito de Saramago, o que poderia dar maior robustez ao parágrafo. Fora esses pontos, argumentação bem articulada e precisa.

C4 - 160. O "desse modo" na introdução não me parece a escolha mais adequada. O coesivo de conclusão é utilizado somente quando não há mais sentido informativo a se agregar, ou seja, quando as ideias estão fechadas. Porém, não é possível inferir, a partir da sua introdução, que o governo é um dos principais responsáveis pelo problema. No entanto, como você menciona a maldade humana, previamente discorrida no começo do texto, fica difícil dizer, com clareza, se houve inadequação aqui. A justificação do 160 se dá pela agregação de mais um pequeno desvio coesivo: você repetiu "Isso porque" e "Assim" duas vezes cada. No ENEM, provavelmente, esse texto teria 200 na C4.

C5 - 200. Proposta com todos os elementos.

Nota final: 920. Parabéns!
2
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
Eiii! Achei super legal como você integrou referências culturais e críticas para discutir o abandono de animais, mostrando boa capacidade argumentativa e uma proposta de intervenção consistente. Fiquei atenta ao uso de conectivos e à estrutura, que estão bem organizados, mas percebi alguns deslizes na norma culta (ex.: “indiligência”). Continue se dedicando e aprimorando a escrita!

Nota 760 (C1: 120, C2: 160, C3: 160, C4: 160, C5: 160).
0
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens

Olá! Concordo bastante com o @JoaoPedro72 , porém adicionei algumas visões que tive também.
Antes de começar a correção, quero dizer que gostei muito do seu texto! Minhas observações são baseadas nos meus conhecimentos e na minha visão aprofundada do ENEM, sempre com o objetivo de ajudar. Não possuo formação profissional direta para isso, mas busco sempre dar meu melhor nas correções e aplicar uma visão bem rígida pra que você esteja 100% preparado pra qualquer corretor. Enfim, espero contribuir com seu aprendizado. Fique à vontade para tirar qualquer dúvida referente à minha análise.

Vou explicar os motivos principais que levaram às penalizações:
C1: mais de dois desvios e uma falha sintática, pontuados todos no PDF.
C2: Na minha opinião, e o ENEM2024 reforçou essa visão crítica dos corretores, nenhum dos 3 repertórios foi produtivamente ligado aos argumentos e, consequentemente, ao tema. Acredito que o da INTRODUÇÃO eu expliquei lá. Quanto aos dos DESENVOLVIMENTOS, o primeiro eu achei bom, mas você não explica o porquê de não existir a promoção de políticas voltadas para o cuidado de animais de rua ser uma evidência da sede por lucro dos políticos, o que eles ganham com isso? E o segundo ficou um pouco jogado ali, parece que foi colocado só pra adicionar um repertório à lista. Lembre-se de que o ENEM cobra tudo dentro do texto, o corretor deve ser isento de tentar entender seu argumento e suas conexões de ideias por si só, tudo deve ser entendido a partir unicamente do texto.
C3: Encontrei algumas lacunas argumentativas e pequenas confusões.
C4: Não há penalizações.
C5: Não há penalizações. No entanto, aqui eu te sugiro deixar mais claro seu OBJETIVO, usando "a fim de", "com o intuito de", "visando a"...
No mais, gostei muito da sua produção e os erros não são muito graves, com certeza com sua prática e atenção será rápido corrigir, na calma e disciplina.

Espero que meu feedback tenha sido útil para você! Se precisar de mais alguma coisa, fique à vontade para me marcar em futuras redações. Estou por aqui para ajudar sempre que precisar. Segue firme na prática, cada texto ajuda a evoluir. Sucesso nos seus estudos! Deus abençoe! Aguardo um feedback do meu feedback kkkkkkk!
0
Por besourokafka
Caiunao escreveu:

Olá! Concordo bastante com o @JoaoPedro72 , porém adicionei algumas visões que tive também.
Antes de começar a correção, quero dizer que gostei muito do seu texto! Minhas observações são baseadas nos meus conhecimentos e na minha visão aprofundada do ENEM, sempre com o objetivo de ajudar. Não possuo formação profissional direta para isso, mas busco sempre dar meu melhor nas correções e aplicar uma visão bem rígida pra que você esteja 100% preparado pra qualquer corretor. Enfim, espero contribuir com seu aprendizado. Fique à vontade para tirar qualquer dúvida referente à minha análise.

C2: Na minha opinião, e o ENEM2024 reforçou essa visão crítica dos corretores, nenhum dos 3 repertórios foi produtivamente ligado aos argumentos e, consequentemente, ao tema. Acredito que o da INTRODUÇÃO eu expliquei lá. Quanto aos dos DESENVOLVIMENTOS, o primeiro eu achei bom, mas você não explica o porquê de não existir a promoção de políticas voltadas para o cuidado de animais de rua ser uma evidência da sede por lucro dos políticos, o que eles ganham com isso? E o segundo ficou um pouco jogado ali, parece que foi colocado só pra adicionar um repertório à lista. Lembre-se de que o ENEM cobra tudo dentro do texto, o corretor deve ser isento de tentar entender seu argumento e suas conexões de ideias por si só, tudo deve ser entendido a partir unicamente do texto.
C5: Não há penalizações. No entanto, aqui eu te sugiro deixar mais claro seu OBJETIVO, usando "a fim de", "com o intuito de", "visando a"...
No mais, gostei muito da sua produção e os erros não são muito graves, com certeza com sua prática e atenção será rápido corrigir, na calma e disciplina.

Espero que meu feedback tenha sido útil para você! Se precisar de mais alguma coisa, fique à vontade para me marcar em futuras redações. Estou por aqui para ajudar sempre que precisar. Segue firme na prática, cada texto ajuda a evoluir. Sucesso nos seus estudos! Deus abençoe! Aguardo um feedback do meu feedback kkkkkkk!
primeiramente, thank you pela correção detalhada! Caraca, eu PRECISO MUITO estudar sobre o uso de ''com o''/''no'', ''de''/''para''
eu poderia ter usado ''Entretanto, no Brasil, uma ação...'' invés de ''Em contraponto''?
Tenho que tomar cuidado com redundâncias
É, realmente eu não tinha pesquisado a fundo sobre hanseníase kkkk
cê acha que no D1 eu deveria ter falado que os representantes governamentais negligenciam políticas voltadas para o cuidado de animais de rua para evitarem gastos considerados, por eles, desnecessários e focarem em políticas populares que geram mais votos?
Realmente meu repertório do D2 não fez efeito nenhum, eu deveria ter destrinchado sobre como a maldade humana é desenvolvida a ponto de ocasionar o abandono de animais então?
1
Por Caiunao
besourokafka escreveu:
Caiunao escreveu:

primeiramente, thank you pela correção detalhada! Caraca, eu PRECISO MUITO estudar sobre o uso de ''com o''/''no'', ''de''/''para''
eu poderia ter usado ''Entretanto, no Brasil, uma ação...'' invés de ''Em contraponto''?
cê acha que no D1 eu deveria ter falado que os representantes governamentais negligenciam políticas voltadas para o cuidado de animais de rua para evitarem gastos considerados, por eles, desnecessários e focarem em políticas populares que geram mais votos?
Realmente meu repertório do D2 não fez efeito nenhum, eu deveria ter destrinchado sobre como a maldade humana é desenvolvida a ponto de ocasionar o abandono de animais então?
Eu que agradeço por ter tirado suas dúvidas e me dado um retorno referente a o que você achou da correção!!!
Vou responder pontualmente aqui:

"Caraca, eu PRECISO MUITO estudar sobre o uso de ''com o''/''no'', ''de''/''para''"
- Acredito que seja comum, viu? Não sei se ajuda, mas, na minha cabeça, eu tenho muito como referência a própria fala. Normalmente, na linguagem oral/informal, é comum a gente usar termos que gramaticalmente são errados. No entanto, em relação às preposições, grande parte realmente é condizente com a norma culta. Por isso, no caso de estar muito confuso quanto a qual usar na frase, tenta verbalizar essa frase. No caso do texto, ficou esquisito o "RESGATE E TRATAMENTO PARA ANIMAIS", mas na fala é muito mais comum ouvir "RESGATE DE ALGO" do que "RESGATE PARA ALGO", e o mesmo serve pra "TRATAMENTO". Não sei se deu pra entender, mas quis só te dar um PEQUENO macete pra que possa ajudar na hora da escrita. No geral, o mais recomendado é estudar mesmo, que é mais garantido kkkkkkkk

"eu poderia ter usado ''Entretanto, no Brasil, uma ação...'' invés de ''Em contraponto''?"
- Olha, poderia, mas não corrigiria a minha crítica feita a esse trecho. Acredito que ficaria menos explícito, mas ainda não cobriria totalmente a falta de relação entre a explicação do repertório e seu posterior contraponto. Aqui, eu recomendaria mais uma melhor explicação do porquê a novela se torna contrária a realidade. Um exemplo que eu acho que melhoraria seria trocar o "no Brasil" por "na realidade" (uma vez que a novela também se passa no Brasil, só que é fictícia) e colocar depois do "Em contraponto" uma frase explicitando que na novela esse apoio aos animais de rua é algo vivido e facilmente visto e, na realidade prática do país, é distante e escasso. Isso porque, no seu texto, só é falado que a personagem participa, mas isso não significa diretamente que o fato de ela participar permite inferir que a sociedade do Brasil não participa muito.

"Tenho que tomar cuidado com redundâncias"
- Realmente é importante, mas acredito que no seu caso foi mais uma desatenção à provável ambiguidade que a frase tomaria se você não especificasse direitinho aquela ideia ali. Com prática isso se resolve até que, de certa forma, inconscientemente. Você tá no caminho certo.

"cê acha que no D1 eu deveria ter falado que os representantes governamentais negligenciam políticas voltadas para o cuidado de animais de rua para evitarem gastos considerados, por eles, desnecessários e focarem em políticas populares que geram mais votos?"
- Sim! Acho que você evidenciar a ideia de que eles priorizam destinar a verba pública para coisas mais egoístas e pessoais do que para o bem-estar efetivo da sociedade seria uma ótima correção para o trecho.

"Realmente meu repertório do D2 não fez efeito nenhum, eu deveria ter destrinchado sobre como a maldade humana é desenvolvida a ponto de ocasionar o abandono de animais então?"
- Perfeito! Pra mim, o que faltou foi isso mesmo. Precisava me explicar o que a razão humana tem a ver com a maldade, já que foi isso que o autor disse, e o que, consequentemente, tem a ver com o descuidado com os animais (esse ponto foi mais trabalhado, mas pela ausência do anterior que eu falei, ficou um pouco fazendo falta também).
0
Por Caiunao
besourokafka escreveu:
Caiunao escreveu:

Eu que agradeço por ter tirado suas dúvidas e me dado um retorno referente a o que você achou da correção!!!
Vou responder pontualmente aqui:

"Caraca, eu PRECISO MUITO estudar sobre o uso de ''com o''/''no'', ''de''/''para''"
- Acredito que seja comum, viu? Não sei se ajuda, mas, na minha cabeça, eu tenho muito como referência a própria fala. Normalmente, na linguagem oral/informal, é comum a gente usar termos que gramaticalmente são errados. No entanto, em relação às preposições, grande parte realmente é condizente com a norma culta. Por isso, no caso de estar muito confuso quanto a qual usar na frase, tenta verbalizar essa frase. No caso do texto, ficou esquisito o "RESGATE E TRATAMENTO PARA ANIMAIS", mas na fala é muito mais comum ouvir "RESGATE DE ALGO" do que "RESGATE PARA ALGO", e o mesmo serve pra "TRATAMENTO". Não sei se deu pra entender, mas quis só te dar um PEQUENO macete pra que possa ajudar na hora da escrita. No geral, o mais recomendado é estudar mesmo, que é mais garantido kkkkkkkk

"eu poderia ter usado ''Entretanto, no Brasil, uma ação...'' invés de ''Em contraponto''?"
- Olha, poderia, mas não corrigiria a minha crítica feita a esse trecho. Acredito que ficaria menos explícito, mas ainda não cobriria totalmente a falta de relação entre a explicação do repertório e seu posterior contraponto. Aqui, eu recomendaria mais uma melhor explicação do porquê a novela se torna contrária a realidade. Um exemplo que eu acho que melhoraria seria trocar o "no Brasil" por "na realidade" (uma vez que a novela também se passa no Brasil, só que é fictícia) e colocar depois do "Em contraponto" uma frase explicitando que na novela esse apoio aos animais de rua é algo vivido e facilmente visto e, na realidade prática do país, é distante e escasso. Isso porque, no seu texto, só é falado que a personagem participa, mas isso não significa diretamente que o fato de ela participar permite inferir que a sociedade do Brasil não participa muito.

"Tenho que tomar cuidado com redundâncias"
- Realmente é importante, mas acredito que no seu caso foi mais uma desatenção à provável ambiguidade que a frase tomaria se você não especificasse direitinho aquela ideia ali. Com prática isso se resolve até que, de certa forma, inconscientemente. Você tá no caminho certo.

"cê acha que no D1 eu deveria ter falado que os representantes governamentais negligenciam políticas voltadas para o cuidado de animais de rua para evitarem gastos considerados, por eles, desnecessários e focarem em políticas populares que geram mais votos?"
- Sim! Acho que você evidenciar a ideia de que eles priorizam destinar a verba pública para coisas mais egoístas e pessoais do que para o bem-estar efetivo da sociedade seria uma ótima correção para o trecho.

"Realmente meu repertório do D2 não fez efeito nenhum, eu deveria ter destrinchado sobre como a maldade humana é desenvolvida a ponto de ocasionar o abandono de animais então?"
- Perfeito! Pra mim, o que faltou foi isso mesmo. Precisava me explicar o que a razão humana tem a ver com a maldade, já que foi isso que o autor disse, e o que, consequentemente, tem a ver com o descuidado com os animais (esse ponto foi mais trabalhado, mas pela ausência do anterior que eu falei, ficou um pouco fazendo falta também).
2

A inclusão social de pessoas com deficiência, aind[…]

"A mudança climática é real, está acontecendo[…]

Atualmente está ficando cada vez mais comum o nasc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.