Na novela "Elas por elas", a personagem Isis participa de uma ONG para cuidar de animais de rua. Em contraponto, no Brasil, uma ação comunitária como essa é pouco realizada, haja vista a presença de desafios como o abandono de animais. Desse modo, cabe analisar a negligência estatal e a maldade humana como causadores da problemática.
A priori, a indiligência do governo tem forte influência com o revés. Isso porque, assim como pontuou o economista Murry Rothbard, os representantes governamentais, ao se orientarem por um viés individualista e visarem a um retorno imediato de capital político, negligenciam a promoção de políticas públicas, como o resgate e o tratamento veterinário, em parceria com ONGs, para animais em situação de rua. Por conseguinte, a superlotação de animais e a vulnerabilidade às doenças, como a hanseníase, proporcionam um ambiente insalubre e suscetível à contaminação, podendo comprometer a saúde pública. Logo, é necessário que o Estado intervenha na questão.
Outrossim, a indiferença e a maldade humana incitam a perpetuação da prática do abandono de animais. Isso porque, diversas pessoas, seja por não possuírem sentimentos por um animal ou por não mensurarem a importância dos sentimentos desses seres, resolvem abandoná-los nas ruas, refletindo a maldade que, segundo José Saramago é invenção da razão humana. Assim, diversos animais, em razão do abandono, sentem-se solitários e passam fome, o que ocasiona, em muitos casos, a morte desses seres. Destarte, enquanto a maldade perdurar, a felicidade e a saúde animal serão a exceção.
Portanto, para resolver os impasses expostos, o governo, agente promotor dos direitos para todos os cidadãos, deve realizar campanhas de conscientização e promover a prática do resgate dos animais de rua em parceria com ONGs, por meio de palestras em instituições públicas que motivem a população a auxiliar os animais e adotá-los. Assim, a maldade será neutralizada e o tratamento por veterinários das ONGs poderá diminuir as doenças provenientes dos animais.
.
.
.
Podem corrigir minha redação pfv? ;)
@Caiunao
@JoaoPedro72
@babaloo
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Foram apontadas imprecisões na norma. Por exemplo, o termo “indiligência” está equivocado e pode ser substituído por “negligência” ou “indiferença”, e “forte influência com o revés” compromete a clareza da ideia. Além disso, sugere-se incluir vírgula após “José Saramago”. A proposta de intervenção apresenta os quatro elementos, mas poderia detalhar melhor, como especificar a execução das campanhas de conscientização.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.