Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#132697
O conceito dos filósofos Adorno e Horkheimer - a Cultura de Massa - constatou, durante o século XX, como o capitalismo influenciou o consumo, visando o lucro e a alienação. Com efeito, no Brasil atual, essa proposição se torna evidente, ao considerar os impactos negativos que a propaganda pode gerar. Nesse sentido, hão de ser analisados os principais fatores agravantes dessa problemática: as mídias sociais e a cultura do consumo.

Em primeira análise, destaca-se as mídias sociais como um fator decisivo para os efeitos negativos da propaganda. Sob essa perspectiva, vale ressaltar a disseminação da concepção "lifestyle" que propaga a ideia do estilo de vida modelo que necessidade de deve ser seguido. Nesse contexto, os influenciadores digitais divulgam produtos como necessários para alcançar o padrão pré-estabelecido e ter uma ascensão social. Dessa forma, a sociedade é alienada, visto que esse fenômeno é capaz de modificar o gosto estético pessoal, ocasionando o consumo irrefletido. Assim, como o intuito da propaganda é produzir necessidade da compra e gerar lucro, no Brasil contemporâneo, com as redes sociais, o conceito da Cultura de Massa atingiu uma nova proporção. Desse modo, é possível perceber como as mídias sociais podem enfatizar aspectos negativos da propaganda.

Além disso, a cultura do consumo evidência essa problemática. A propaganda utiliza-se do conceito marxista, o Fetichismo de Mercadoria, onde o produto adquire um valor desvinculado da sua utilização e do trabalho humano que o produziu. Sob esse viés, para alcançar o prestígio social, a sociedade é levada a aquisição excessiva de bens, sobretudo, pelo seu valor simbólico. A partir desse contexto, consequentemente, o seu valor é acrescido em consideração a mercadoria - com a mesma utilidade - de uma empresa diferente, ocasionado um maior gasto monetário. Nesse sentido, a propaganda promove a cultura do consumo, ampliando o lucro das grandes empresas, por meio da venda em demasia de produtos pelo seu valor intrínseco e não pela sua finalidade.

Dessarte, é necessário adotar medidas para o enfrentamento dos aspectos negativos da propaganda no Brasil contemporâneo. Dessa forma, cabe as plataformas das mídias sociais realizar campanhas de conscientização, por meio de anúncios, sobre a importância do pensamento crítico e a real primordialidade de adquirir mercadorias divulgadas por influenciadores digitais, a fim de desconstruir ideias de consumo indispensável. Outrossim, é a realização de palestras, sobre os malefícios da cultura de consumo, difundidas em instituições de ensino médio público, pelo Ministério da Educação, para essa realidade não se perpetuar
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear
Comentários
A redação apresenta uma argumentação consistente e bem estruturada, abordando o tema de maneira aprofundada e com referências teóricas relevantes. No entanto, existem alguns erros gramaticais e de concordância que comprometem a compreensão em algumas partes do texto. Na frase "destaca-se as mídias sociais" (Competência 2), o correto seria "destacam-se as mídias sociais". Da mesma forma, na frase "lifestyle" que propaga a ideia do estilo de vida modelo que necessidade de deve ser seguido" (Competência 2), há um erro de digitação que compromete a compreensão. Além disso, na proposta de intervenção, a redação poderia ser mais específica em relação à atuação das plataformas de mídias sociais e do Ministério da Educação (Competência 4). Portanto, sugere-se uma revisão cuidadosa do texto para corrigir os erros gramaticais e de concordância, além de uma maior especificidade na proposta de intervenção.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
200
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
160
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
200
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
200

Conforme a filósofa Djamila Ribeiro, para reverter[…]

Na música "eu não venci o sistema" o rap[…]

Aldous Huxley defende "Os fatos não deixam de[…]

Enfrentamentos invisíveis

Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos ma[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.