Primeiramente, é importante falar que uma barreira dessa não tem apenas uma causa, mas para isso pode-se apontar uma raiz principal que seria a falta de cuidado e atenção dos responsáveis com o que suas crianças fazem e consomem na internet. Isso se deve tanto à confiança excessiva nos filhos quanto à falta de tempo, levando em conta que muitos pais têm se mostrado muito ocupados com seus outros afazeres, não tendo tempo para instruir seus filhos. Contudo, essa situação causa uma série de problemas, alguns leves e outros mais graves.
Entre os problemas, o vício na internet é constante. Hoje, para as crianças que não podem sair de casa porque os pais estão ocupados, há a comparação com outras pessoas muito cedo e, às vezes, podem apresentar comportamentos agressivos devido às séries e filmes que veem e aos jogos que jogam. Em casos mais graves, os problemas se revelam em cyberbullying, assédio, abuso online e perda da privacidade, principalmente se a criança possui uma conta em redes sociais. De acordo com o site do CNJ, cerca de 93% das pessoas entre 9 e 17 anos usam a internet no Brasil, o que mostra o nível que essa superexposição tem alcançado.
Desse modo, é urgente que a Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética, junto com os meios midiáticos e em cooperação com os pais, crie propagandas e postagens nas redes sociais que alertem e ensinem as crianças a usar a internet de maneira correta e segura. Além disso, a secretaria deve entrar em contato com os pais e responsáveis para alertá-los sobre o que seus filhos estão consumindo. Assim, em casos mais sérios, as crianças possam ser socorridas principalmente pela Justiça Federal antes que aconteça algo mais agravante. Para que então se possa garantir a diversão e segurança dos menores.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta alguns erros gramaticais, como "uma barreira dessa" que poderia ser reescrito para "um problema como esse". Além disso, o uso de conectivos poderia ser mais variado para melhorar a coesão. Por exemplo, no trecho "para isso pode-se apontar", um conectivo mais apropriado seria "nesse sentido". Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes e bem articulados com a discussão do texto. Sugere-se apenas maior detalhamento nas ações propostas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.