Particularmente, eu percebo que os mais velhos são afetados pela circulação de fake news e os mais jovens vivem em busca de pertencimento, sendo levados a acompanhar a vida e rotina de influenciadores digitais, que mostram suas vidas “perfeitas”, seus grandes feitos, apesar de pouca idade e na visão deles, o quanto quem está do outro lado da tela é um “inútil”, por não ter sido capaz de produzir conteúdo digital, ter vendido seus cursos sobre qualquer coisa, etc… afinal, “o dia tem as mesmas 24 horas para todos”. Jovens cada vez mais destruídos psicologicamente, sempre se comparando a realidades completamente opostas às suas próprias.
A solução seria incentivar a população a parar de espalhar notícias sem ter buscado uma análise antes, apenas para verificar a veracidade dos fatos, quanto a criação de bolhas, as famosas bolhas do cancelamento, eu suponho que uma boa alternativa seja parar de colocar pessoas comuns, mas tidas como “influencers” em pedestais, nisso entraria também, toda essa fixação pela vida alheia, que por muitas vezes, se trata de uma completa farça, isso diminuiria a comparação entre os jovens. Em relação a manipulação de dados, eu indico assim como nas fake news, analizarem os reais dados em sites oficiais antes de espalhar.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros identificados incluem a falta de concordância verbal em "fakes news, também tem se tornado", que deve ser "fake news têm se tornado". Outra falha é a ausência de conectivos claros, como em "quanto a criação de bolhas," que poderia ser melhorado para "no que diz respeito à criação de bolhas.". A proposta de intervenção carece dos elementos 'agente' e 'meio'. Sugiro detalhar quem executará as ações e como elas serão implementadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.