Estudos científicos comprovam que o uso excessivo das redes sociais afeta diretamente o cérebro, comprometendo a produtividade ao desviar o foco e causar lapsos de memória. Essa situação se torna ainda mais preocupante em crianças e adolescentes, cujo cérebro está em fase de desenvolvimento. Crianças que utilizam a internet sem limites são mais suscetíveis ao sedentarismo, pois evitam atividades ao ar livre e exercícios físicos para usufruir cada vez mais ao mundo virtual.
A busca por atenção, curtidas e comentários em fotos, vídeos e outros conteúdos nas redes sociais se torna uma obsessão para muitos jovens. As curtidas e comentários funcionam como drogas, liberando dopamina em baixas doses e gerando uma sensação de prazer que pode levar ao vício. A ausência dessa interação, afeta diretamente a autoestima, e a comparação constante com outros usuários pode desencadear ansiedade, depressão e, em casos mais graves, suicídio.
Diante desse cenário preocupante, pesquisas revelam que pessoas que limitam o uso das redes sociais a 30 minutos diários tendem a apresentar níveis mais baixos de ansiedade, depressão e solidão. Adotar medidas simples, como selecionar conteúdos de qualidade, estabelecer horários específicos para acessar as redes sociais, evitar o uso antes de dormir e durante as refeições, e buscar atividades offline que proporcionem prazer e bem-estar, podem contribuir para uma experiência online mais saudável e equilibrada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta domínio da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. O tema é abordado de forma clara e completa, com argumentos bem desenvolvidos e embasados em dados e estudos científicos. A coesão poderia ser melhorada com o uso de conectivos para ligar ideias entre parágrafos, como "além disso" ou "por outro lado". A proposta de intervenção carece dos quatro elementos exigidos; não há agente ou meio claramente definidos. Uma sugestão seria incluir o governo como agente para implementar campanhas educativas nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.