Em primeiro plano, destaca-se que a influência nas mídias sociais contribui de forma expressiva para a perpetuação para o preconceito virtual. Segundo Hanna Arendt, a banalização do mal se manifesta quando a sociedade trata a violência como algo normal - como ocorre com o cyberbullying. Nesse sentido, enquanto não houver resolução para o problema, ele poderá se agravar, afetando diretamente aos usuários.
Ademais, a ausência de uma boa educação intensifica ainda mais esse cenário. Na visão de Jean-Paul Sartre, cada indivíduo é responsável por suas atitudes, logo o agressor não pode se eximir de culpa. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de um momento reflexivo com os alunos em relação à este tema na escola, a fim de promover mais empatia e compreensão ao próximo. Portanto, é fundamental a intervenção nesse cenário conflituoso.
Diante do exposto, é necessário que o Ministério da Educação - órgão responsável por formular e implementar a política nacional na educação - faça, por meio da internet, como Instagram e Tik Tok, ou pelas escolas, campanhas de conscientização e atividades interativas, a fim de incentivar a empatia e o respeito entre os demais. Somente assim, será possível devolver ao homem sua essência naturalmente boa, como defendia Rousseau.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais problemas: (C1) erros de norma: “bullying ainda é visto” (deveria “ainda são vistos”), “perpetuação para o preconceito” (substituir por “perpetuação do preconceito”), “afetar diretamente aos usuários” (corrigir para “aos usuários”), “relacionar à este tema” (corrigir para “a esse tema”). Sugestões: revisar concordância/registro (pl.). (C2/C3) uso inadequado de citações (Arendt/Sartre) com aplicações fracas; manter argumento central claro e evitar generalizações. (C4) conectivos presentes, mas a progressão pode ser mais fluida entre ideias; reordene parágrafos para melhorar coesão. (C5) proposta de intervenção é adequada e detalha agente, ação, meio e finalidade, sugerindo manter: Ministério da Educação, campanhas online e presenciais, com objetivos de empatia e respeito.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.