Avatar do usuário
Por santilva
Quantidade de postagens
#140258
Na obra "Utopia ", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se caracteriza pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo cria barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos imaginados por More. Esse cenário antagônico é reflexo tanto da falta de diálogo quanto da instabilidade institucional. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de garantir o pleno funcionamento da coletividade.
Inicialmente, é relevante recorrer ao conceito de anomia de Émile Durkheim, que descreve uma sociedade em colapso moral quando as normas e leis deixam de ser eficazes. No contexto dos limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo, a falta de diálogo entre diferentes grupos sociais intensifica o discurso do ódio e da polarização, resultando em episódios de violência como atentados a políticos e mortes. Durkheim afirma que, em situações de anomia, a desordem prevalece, o tecido social se fragmenta, comprometendo a convivência harmônica entre os indivíduos e aumentando a sensação de injustiça.
Além disso, a instabilidade institucional é outro fator que agrava o problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. No entanto, quando as instituições democráticas não desempenham seu papel de forma eficiente, abre-se espaço para censura injustificada ou para o uso irresponsável dessa liberdade. Um exemplo disso, é disseminação de fake news, que desestabiliza governos democráticos, confunde a opinião pública e fomenta a desconfiança entre os cidadãos. Essa falta de regulamentação fragiliza os alicerces democráticos e intensifica os conflitos sociais, comprometendo a convivência harmoniosa e a coesão coletiva.
Portanto, medidas urgentes devem ser tomadas para enfrentar esses desafios. Cabe ao Congresso aprovar projetos de leis que combatam discursos extremistas. Essas ações incluem uma Proposta de Emenda à Constituição que estabeleçam punições rigorosas aos responsáveis pelos crimes de ódio e atentados contra o sistema democrático. Além disso, a sociedade deve promover palestras e campanhas educativas nas escolas com o intuito de orientar os alunos sobre a importância da liberdade de expressão em uma democracia e incentivar o respeito às opiniões divergentes. Com essas iniciativas, será possível construir restabelecer a ordem e caminhar em direção à Utopia idealizada por Thomas More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    Foram identificados erros gramaticais como a concordância verbal em "os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo cria", que deve ser corrigido para "criam". Na Competência 4, o texto poderia melhorar a coesão com conectivos mais variados. Por exemplo, substituir "Além disso" por "Ademais" no início do terceiro parágrafo. A proposta de intervenção carece de detalhamento nos elementos apresentados, como especificar quais palestras ou campanhas seriam eficazes e por quê.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.