Em primeiro plano, é importante saber que os responsáveis pelo uso desenfreado de agrotóxicos são os grandes donos de terras e fazendas, que não se importam com a alimentação do povo do Brasil, mas sim com o dinheiro que ganharão com a exportação em massa, aplicando muitas dosagens em um curto espaço de tempo.
Por consequência, isso pode causar não só problemas no solo, infectando-o e tornando-o inutilizável mais rapidamente, prejudicando futuras plantações e outras extensões de terra, como também pode prejudicar a saúde pública. Levando em conta que entre 2010 e 2019, o Ministério da Saúde registrou a intoxicação de 56.870 pessoas por essas substâncias. No entanto, estima-se que haja uma subnotificação na ordem de 1 para 50. Nesse período, podemos ter tido 2.843 milhões de pessoas afetadas.
Portanto, levando em conta os dados apresentados, é de extrema urgência que o Ministério do Meio Ambiente e a OMS (Organização Mundial da Saúde) entrem em contato com os grandes produtores que fazem uso em massa de agrotóxicos e analisem o que pode ser feito para amenizar o uso dessas substâncias sem reduzir o nível da produção. Uma boa alternativa seria investir em grandes estufas para controlar as pragas e em refrigeradores para ajudar na conservação dos alimentos. Assim, será possível viver em uma sociedade mais saudável e ambientalmente limpa.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "muitas dosagens" que poderia ser "grandes dosagens", e a frase "aplicando muitas dosagens em um curto espaço de tempo" poderia ser reformulada para melhorar a clareza. A proposta de intervenção é boa, mas carece de detalhamento; por exemplo, ao mencionar investimentos em estufas e refrigeradores, seria útil especificar quem financiaria tais ações.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.