Segundo a BBC News Brasil (portal de notícias); O Brasil é o principal exportador e consumidor de agrotóxicos do mundo". A exposição e o uso incorreto de agrotóxicos é um risco prejudicial, principalmente para os trabalhadores de zona rural, que lidam diretamente na aplicação dos agroquímicos, e estão sujeitos a inúmeros danos a saúde.
O documentário "O veneno está na mesa", retrata sobre a quantidade exacerbada de agrotóxicos presentes nos alimentos. A série leva o espectador a ver a face real dessas substâncias, e também descreve a dura realidade daqueles que praticam a atividade agrícola, que geralmente, são para suas próprias subsistência, desprovidos de técnicas e tecnologias, possuindo apenas mão de obra familiar. Apesar dos agrotóxicos serem usados para combater fungos e bactérias, seus efeitos colaterais trazem malefícios tanto para quem Produz tanto para quem consome, sendo considerado um veneno para vida humana.
Cabe ao Ministério da agricultura fazer jus a Lei de N°6.299/02, estabelecendo medidas para solucionar este problema, proibindo o uso de quaisquer produtos que apresentem risco ao meio ambiente e a saúde do ser humano, implantando normas para um melhor funcionamento, fazendo a fiscalização e inspeção dos alimentos. São Necessários critérios para uma agricultura mais sustentável, criando sistemas de plantio, utilizando recursos naturais e biológicos que provém da natureza, adotando práticas não poluentes ao meio ambiente, produzindo assim alimentos saudáveis, reduzindo o uso de químicos, contribuindo para a segurança alimentar da sociedade, assegurando vegetais e alimentos frescos e saudáveis para a população Brasileira.
A Lei geral para o produtor rural e agricultor familiar, Lei N°11.326/2006 garante fortalecer a agricultura e mão de obra, valorizando a cultura rural e reconhecendo a importância desse setor na produção de alimentos, gerando melhor condição de vida para os nossos trabalhadores rurais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta erros gramaticais, como "a saúde do ser humano" (corrigir para "à saúde do ser humano") e o uso inadequado de maiúsculas em "Produz" e "Necessários". A coesão é, por vezes, prejudicada pela repetição de ideias. Sugere-se reescrever trechos para evitar redundâncias. Na proposta de intervenção, faltou detalhamento em elementos como o agente responsável pela fiscalização. Recomenda-se especificar ações práticas e resultados esperados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.