Em uma primeira análise, destaca-se a falta de informação como um agente impulsionador da questão. Sob essa ótica, cabe uma reflexão sobre a frase "a tecnologia move o mundo", do empresário Steve Jobs. Infelizmente, ao se fazer a síntese dessa ideia, fica nítido que tal ferramenta não tem sido utilizada adequadamente por diversos blogueiros brasileiros, que usam de sua relevância para a promoção de informações falsas ou atitudes inconsequentes. À luz disso, vale citar a influenciadora Virgínia Fonseca, a qual postou em suas páginas que estava fazendo a dieta do ovo, uma rotina alimentar restritiva e com consequências sérias. Momentos depois, centenas de fãs postaram vídeos pondo em prática a mesma dieta, por não saberem dos riscos ou por apenas acreditar em Virgínia. Assim sendo, é conveniente uma tomada de consciência por parte da população.
Ademais, a ineficácia legislativa também corrobora a problemática. Nesse sentido, para Thomas Hobbes, é papel do Estado garantir o bem-estar da pátria, fato irreal para o Brasil. Isso acontece, por exemplo, quando influenciadores digitais divulgam casas de apostas não regulamentadas, como o "jogo do Tigrinho", e não são punidos, mesmo cometendo crimes e incentivando o brasileiro a apostar em um "jogo" cujo objetivo é fazê-lo perder dinheiro. Dessa forma, os governantes precisam urgentemente sair de sua inércia e cumprir o seu papel com a União.
Portanto, o governo federal, responsável por manter a ordem nacional, deve filtrar os conteúdos digitais. Essa ação pode ocorrer através da criação de um canal de denúncias para crimes on-line para a sociedade civil solicitar a barragem de publicações não consoantes com a lei. Além disso, os influenciadores precisam tomar consciência de sua relevância antes de realizar postagens, visando a um ambiente digital mais seguro a todos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta alguns erros gramaticais, como "a qual postou" que poderia ser substituído por "que postou" para maior clareza. A expressão "por não saberem dos riscos ou por apenas acreditar em Virgínia" pode ser melhorada com a inserção de conectivos, por exemplo, "por não saberem dos riscos e apenas acreditarem em Virgínia". Na proposta de intervenção, detalhar o meio pelo qual os influenciadores devem tomar consciência poderia enriquecer a argumentação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.