Avatar do usuário
Por rebeccafroio
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119736
O "American Way of Life", surgido nos Estados Unidos no entre guerras, foi projetado de modo a fomentar o consumo e, consequentemente, a economia do país. No período da Guerra Fria, esse consumismo foi estimulado entre os países-membros do bloco capitalista. Um elemento notável desse sistema econômico é o ciclo da obsolescência programada, a qual as indústrias determinam uma curta duração para alguns produtos, a fim de estimular a rápida troca e o aumento do consumo das versões mais novas. Todavia, ao aumentá-lo, o nível de produção de lixo eletrônico também se intensifica.

Para Bauman, o consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida, caracterizando-se pelo volume e intensidade sempre constantes. Ademais, além de tornar-se um ciclo vicioso, para o autor, o consumismo impulsiona, também, as desigualdades sociais, visto que nem todos possuem o mesmo poder de compra. Dessa forma, a obsolescência programada corrobora o defendido por Bauman, sendo necessária uma conscientização de classe e de necessidades pessoais, de modo a estimular o consumo consciente do necessário.

Além disso, o descarte do "e-waste", ou lixo eletrônico, tem se tornado um grande desafio para os países. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 80% do lixo eletrônico produzido pelas nações ricas são enviados aos países em desenvolvimento, os quais sofrem com a falta de infraestrutura adequada e de tecnologias para sua reciclagem. Ainda, com o aumento do consumo e do descarte, aumenta-se, também, a exploração de matéria-prima para a produção dos bens, podendo acarretar a escassez dos recursos naturais.

Portanto, o consumismo e o ciclo da obsolescência programada devem ser analisados por um viés crítico. A fiscalização, pelo SISNAMA, do cumprimento da Lei do Lixo Eletrônico, no relacionado ao descarte do "e-waste", deve ser efetuada de maneira mais eficaz. Além disso, deve-se aumentar os pontos de coleta de lixo eletrônico nas cidades, bem como divulgar sua localidade e estimular seu uso, através das mídias sociais municipais. Ainda, é de suma importância a ocorrência de palestras e fóruns de discussão para a população, no geral, sobre a conscientização do consumo responsável.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No contexto atual do Brasil, muito se fala sobre c[…]

Desde a época da colonização e exploração das terr[…]

Intolerância religiosa

O artigo de número 5 da constituição garante a lib[…]

Dengue

A dengue vem aumentando casos gradualmente após ch[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.