Avatar do usuário
Por maribassoli
Quantidade de postagens
#128307
A obra literária “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no prejuízo do uso de cigarros eletrônicos, que traz malefícios à saúde, como problemas pulmonares. Com isso emerge um problema sério em virtude da formação familiar e da sensação de superioridade. Diante dessa perspectiva, faz-se análise dos fatores que os favorecem.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a influência da família é um dos fatores do problema. Aristóteles define “família como a comunidade que serve de base para a sociedade”. De fato, a família tem papel basilar no uso de cigarros eletrônicos, visto que muitos passam a fazer o uso dessa substância tanto por não terem interferência familiar ou como uma válvula de escape do ambiente em que se encontra. Assim urge que as famílias reconheçam o poder que têm de influenciar o coletivo e mudar sua postura.
Além disso, outro fator crucial é a sensação de superioridade. A frase “Todos nós nascemos originais e morremos cópias” de Carl Jung, fala sobre a necessidade das pessoas em ter que se submeter a algo, justamente para se encaixarem grupos sociais. Tal necessidade está presente no tema tratado, uma vez que na sociedade atual, principalmente jovens e adolescentes, ocorre esse tipo de urgência.
Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. Para isso, o Ministério da Saúde deve criar campanhas sobre os malefícios do uso dos cigarros eletrônicos, por meio de panfletos físicos e onlines elaborados por profissionais capacitados. Tal ação pode, ainda, conter uma palestra sobre como o ambiente familiar pode ajudar na conscientização do uso do mesmo. Dessa maneira será possível superar a cegueira social da qual Saramago falou.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A partir de uma análise crítica, entende-se que os[…]

Violência Contra Mulher Redação

JoaoPedro72 Felipe082 lais458

lais458 Felipe082 Poderiam corrigir minha r[…]

Em sua obra " Ensaio sobre a cegueira," […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.