É válido retomar, primeiramente, o aspecto supracitado quanto ao desmatamento. Nesse sentido, é exorbitante a quantidade de depredação florestal vista no Brasil devido à falta de protecionismo. Assim, certamente o oxigênio mundial presente no ar, produzido por meio da fotossíntese pelas plantas e folhas, diminuirá, e consequentemente haverá novos problemas relacionados ao sistema respiratório, pela falta dela. Com isso, vemos que há uma falta de atenção no Brasil sobre a área verde que possa atenuar esse ocorrido.
Além disso, outro fator que merece análise é a emissão de gases poluentes na atmosfera. Nessa perspectiva, vemos que isso ocorre pelo fato de que quando uma queimada acontece, diante de qualquer elemento, é liberado fumaça que certamente vai para a atmosfera. Com isso, acontece um enfraquecimento na camada de ozônio, presente na atmosfera, que consequentemente diminuirá a barreira que nos protege da incidência solar. Logo, todo nosso planeta, incluindo diferentes espécies, sofreram consequências solares, pela mudança na camada protetora devido às queimadas.
Dessa forma, é possível ver que os impactos ambientais provocados pelas queimadas precisam de mais atenção. Nesse sentido, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente, o qual assegura a proteção do meio ambiente, juntamente com o governo realizem medidas de proteção e conservação das florestas, principalmente a Amazônica, por meio de leis que tenham forte poder na delimitação de área ambiental, a fim de dar uma vida agradável à população mundial. Assim, certamente ocorrerá uma atenuação dos problemas ambientais pelas queimadas.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: A redação apresenta erros como "constituição federal" (deve ser "Constituição Federal"), "liberado fumaça" (deveria ser "liberada fumaça") e "sofreram" (deveria ser "sofrerão"). Sugiro atenção à concordância nominal e verbal, além de uso correto de maiúsculas.
Competência 2: O tema foi plenamente desenvolvido e apresentado de forma clara, cumprindo os requisitos da dissertação argumentativa.
Competência 3: Os argumentos são pertinentes, mas poderiam ser melhor organizados com mais fontes. Por exemplo, incluir dados ou exemplos específicos de queimadas recentes para maior embasamento.
Competência 4: Conectivos como "adicionalmente", "ademais" ou "neste sentido" poderiam ser melhor empregados para promover uma progressão mais fluida entre as ideias.
Competência 5: A proposta de intervenção engloba os quatro elementos exigidos, mas adicionando detalhes sobre a implementação das leis e como o Ministério do Meio Ambiente atuaria traria mais clareza.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.