Em primeira análise, é exato retomar o aspecto supracitado quanto à negligência educacional. No seriado "Todo Mundo Odeia o Cris", é mostrado essa negligência, tanto por parte da escola quanto dos pais, onde o protagonista sofre bullying e racismo . Entretanto, o fato foi ignorado ao decorrer da série retratando assim a triste realidade de muitos jovens no Brasil, tal problema que pode gerar muitas consequências como distúrbios mentais, ansiedade e a desmotivação acadêmica no publico jovem. Com efeito, cabe às instituições um posicionamento mais profundo sobre a temática para diminuir os casos sobre o tema.
Sob esse viés, também é essencial citar a exclusão social como uma das principais consequências da intolerância nas escolas. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para salvar o mundo, ou seja, a educação é a base para a formação de um futuro cidadão. E como base devem ser trabalhado os valores como o respeito e a empatia, para que assim não haja mais consequências às gerações futuras.
Nota-se, portanto, a necessidade de reverter o casos causados pela intolerância nas escolas . Portanto, cabe ao Ministério da Educação reforçar o debate sobre a temática e levar para o ambiente escolar essas discussões, promovendo palestras e projetos de conscientização. Tal ação deve ser realizada com urgência para mitigar os casos de intolerância nas escolas, para que assim possa trazer a segurança e a harmonia nas escolas e ser realizado o objetivo proposto pela Constituição.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros principais: Gramática/lexical: uso inadequado de termos (“intolerância das escolas”, “exclusão facial”, “ao decorrer da série”), artigo definido ausente em “No artigo 205” → “O artigo 205”; pontuação e coesão apresentam falhas.-Sugestões: revisar norma padrão, trocar expressões incorretas (ex.: exclusão social); usar conectivos adequados: “Além disso”, “porém”, “ consequentemente”; melhorar a construção das frases para clareza. Proposta de intervenção: especificar agentes, ações, meios e finalidades: exemplo completo: Ministério da Educação promove campanhas de combate à intolerância nas escolas (ação) por meio de palestras, projetos e formação de docentes (meios), com finalidade de assegurar ambientes seguros e inclusivos (finalidade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.