Avatar do usuário
Por Jbruno
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130963
A expressão Ordem e Progresso, presente na bandeira do Brasil, preconiza o desenvolvimento social e político em todos os seus aspectos. Todavia, percebe-se que tal perspectiva não se aplica na realidade da sociedade moderna, visto que persistem casos de relações abusivas, situação que não garante progresso social. Com efeito, é imprescindível enunciar os pilares que sustentam essa mazela, o descaso governamental e a apatia do tecido civil.
Diante desse cenário, a omissão do governo intensifica a persistência de relacionamentos abusivos na contemporaneidade. Nessa ótica, a ilha imaginada por Thomas More na obra Utopia é perfeita na concepção política, com cidadãos gozando da plena eficiência do Estado. Fora da ficção, entretanto, na atualidade, a omissão do governo em combater a continuidade de abusos em relacionamentos se opõe à idealização retratada pelo filósofo, haja vista que a insuficiência estatal diante da problemática proporciona lacunas para proteger tanto mulheres, como homens, de futuras violências. Nesse sentido, tal afirmação se comprova ao observar a seguinte notícia da CNN: a apresentadora Ana Hickmann relatou ter sido agredida pelo marido após uma briga. Logo, se o Estado omite a realidade do momento, só mostra o quanto persiste uma sociedade carente de ações políticas.
Outrossim, a continuidade de agressões em relações amorosas é impulsionada pela apatia do tecido civil. Nessa óptica, a filósofa Simone de Beauvoir acredita que o ato de se conformar com um problema torna o pior que ele. Nesse contexto, o corpo social ao se conformar com crescentes casos de violência em namoros, casamentos, agrava a chance de combater suas consequências, já que, ao não se falar sobre o impacto de um imbróglio na sociedade, só faz com que ele crie ramificações e se instaure no seu contexto. Ainda mais, vale ressaltar como necessário o pensamento do filósofo Descartes, no qual afirma que existimos, pois pensamos; com isso, quando a sociedade não pensa em relação a um problema, ela auxilia a permanência dele. Dessa forma, o corpo social se torna insensível em relação a combater casos de parcerias amorosas.
Em suma, a persistência de relacionamentos abusivos na sociedade moderna é devida à omissão do governo e a passividade dos indivíduos. Portanto, o Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses da coletividade, deve cobrar do governo ações para proteger pessoas em relacionamentos violentos, por meio de campanhas sociais que denunciem abusos, a fim de conscientizar sobre as consequências dessas violências. Vale ressaltar que a sociedade brasileira deve discutir sobre diversos temas por meio da conscientização dos problemas sociais. Assim, o lema presente na bandeira nacional será honrado, garantindo o progresso social.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
880
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado […]

No Brasil, é comum que temas relevantes acabem sen[…]

Pobreza mentrual

Parabéns pela redação! Você abordou um tema tão re[…]

A FEBRE DAS BETS NO BRASIL

O massivo aumento no número de apostas feitas está[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.