Avatar do usuário
Por ricviana
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118687
No livro “Interpretação das Culturas”, Clifford Geertz diz que a cultura deve ser entendida como uma decorrência de um contexto que a precede. Em concordância com essa tese, a cultura de possuir poucos filhos no Brasil contemporâneo, causando a queda das taxas de natalidade, é, em certa medida, decorrência da necessidade de contenção das altas taxas de natalidade no Brasil, no século XX. Nesse sentido, a diminuição das taxas de natalidade no Brasil pode ser entendida a partir da cultura capitalista atual e pode ter como consequência o envelhecimento do país.
Sob esse prisma, é necessário destacar que a cultura capitalista hodierna, ao exigir muito dos indivíduos no trabalho, passando esse a ser a maior parte de sua vida, impede que muitos casais tenham filhos ou, na maioria das vezes, limita a quantidade de filhos a um ou dois. De acordo com o livro “Sociedade do Cansaço”, de Byung Chul-Han, Os indivíduos, na contemporaneidade, negligenciam sua própria família, filhos, ou seja, sua vida pessoal para se dedicarem ao trabalho, a fim de conquistar e preservar um status social. Diante desse fato, muitos casais optam por não ter filhos ou tê-los em pequena quantidade. Isso, a longo prazo, é prejudicial, uma vez que ocasiona o envelhecimento da população, acarretando em vários problemas na para a sociedade no futuro. Desse modo, a queda acentuada nas taxas de natalidade deve ser combatida por meio de políticas públicas que incentivem as famílias a terem filhos.
Ademais, é imprescindível destacar que o envelhecimento do país pode ter consequências drásticas, pois causa falta de mão-de-obra, desabastecimento e problemas econômicos do país. Nesse contexto, nota-se que alguns países, como o Japão, devido ao crescimento populacional exacerbado no século XX, tomou atitudes como a aplicação de impostos das famílias com mais de dois filhos e a produção de campanhas incentivando a diminuição das taxas de natalidade. Mas, a partir da segunda década do século XXI, diante do alto risco de envelhecimento populacional generalizado no país, passou a adotar políticas públicas de incentivo ao aumento das taxas de natalidade no país.Dessa forma, devido a ascensão do uso de métodos contraceptivos e preservativos na sociedade Brasileira, o Brasil corre o risco de adentrar no mesmo problema que o Japão em algumas décadas. Logo, faz-se necessária a criação de políticas que incentivem os casais a terem uma quantidade ideal de filhos, de modo a contribuir para a estabilidade do país.
Portanto, é evidente a necessidade de o governo implantar campanhas públicas de incentivo ao aumento consciente da taxa de natalidade na sociedade brasileira, a fim de garantir o suprimento da mão de obra e demais necessidades do país. Isso pode ser feito pelo Ministério das Comunicações, em que, por meio da mudança nas diretrizes de funcionamento das plataformas digitais, tornando obrigatória a exibição de campanhas públicas nessas plataformas, possibilitem um maior alcance dessas campanhas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No filme 365 dias exibido na plataforma netflix, e[…]

Obesidade Infantil: Uma Questão Crítica de Saúde P[…]

Problemas mentais

O cenário vigente em que estamos vivendo, não só n[…]

Este universo é finito, seus recursos, finitos, é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.