Convém salientar, de início, que a omissão governamental é um grande obstáculo para resolver esse problema. Sob esse viés, o filósofo Henri Lefebvre, em seu livro, "Direito à Cidade", defende que todos devem ter acesso aos espaços urbanos e seus benefícios. No entanto, na prática, programas como "Minha Casa, minha vida" são insuficientes, pois ignoram necessidades como saúde mental e empregabilidade. Assim, a desigualdade econômica segue evidente na sociedade brasileira.
Além disso, o preconceito e a marginalização agravam essa questão. O sociólogo Zygmunt Bauman afirmava que pessoas vulneráveis são vistas como “resíduos” da sociedade, sendo ignoradas ou tratadas com indiferença. Esse estigma dificulta seu acesso a serviços básicos e oportunidades de trabalho. Assim, essa parcela da população é desvalorizada, comprometendo a dignidade de muitos cidadãos que vivem nessa realidade.
Portanto, é essencial criar planos para reduzir a inação social e estatal. Para isso, o Governo Federal, em parceria com as prefeituras, deve implementar programas habitacionais voltados à população em situação de rua, oferecendo moradia e qualificação profissional. Além disso, o Ministério da Educação deve promover campanhas midiáticas que desconstruam estereótipos e incentivem a empatia, tornando a sociedade mais inclusiva para esses indivíduos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto está bem estruturado e utiliza a norma-padrão da língua portuguesa de forma correta. A redação aborda o tema proposto com profundidade, integrando conceitos relevantes das áreas do conhecimento. A argumentação é clara e bem fundamentada, utilizando referências teóricas adequadas. Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes (agente, ação, meio e finalidade), mas poderia detalhar mais as ações sugeridas para aumentar a nota na Competência 5.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.