Avatar do usuário
Por Ligiamm
Quantidade de postagens
#132211
Ao refletir sobre a gestão governamental do município de Nova Esperança, nota-se que foi imposta a adoção de uma política redistributiva como forma de promover a justiça social. Neste sentido, faz-se necessário entender as diferenças entre políticas distributivas e redistributivas, os desafios a implementação desta última, e o impacto de longo prazo da renda básica universal na economia do município de Nova Esperança.

Preliminarmente, verifica-se que as políticas públicas redistributivas visam alocar recursos e benefícios para a sociedade sem necessariamente retirar de um grupo para beneficiar outros . No que tange à política de Nova Esperança, redistributiva, envolve a alocação de recursos de um grupo para o outro. De acordo com estudiosos da economia, as políticas redistributivas asseguram uma sociedade mais justa e igualitária. Isso implica a necessidade de implementação desta no contexto brasileiro que particularmente é marcada por desigualdades sociais.

Contudo, apesar dos relevantes benefícios das políticas redistributivas para a sociedade, observa-se uma forte resistência para sua implementação. De acordo com Paulo Freire, a história da sociedade até hoje é a história da luta de classes. Neste sentido, percebe-se que culturalmente há uma resistência de uma parte da população que se opõe por entender que políticas redistributivas têm caráter paternalista, dificultando assim a sua implementação .

Ainda nota-se o relevante refletir sobre o impacto de longo prazo da política redistributiva adotada pelo município de Nova Esperança, através da implementação da Renda Básica Universal (RBU) em sua economia. Pode-se citar como impactos positivos a longo prazo o aumento do poder de compra da população, o aumento da busca por bens e serviços implicando assim no crescimento econômico e na criação de novos empregos.

Em conclusão, a política proposta em Nova Esperança é uma tentativa de reduzir as desigualdades sociais através de um mecanismo redistributivo. Embora haja resistências a serem superadas, os potenciais benefícios de longo prazo valem a sua implementação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear
Comentários
O texto está bem escrito, com poucos erros gramaticais, o que indica um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1). O autor compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (Competência 2). As informações, fatos, opiniões e argumentos foram bem selecionados, relacionados, organizados e interpretados em defesa de um ponto de vista (Competência 3). O autor demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, mantendo a coesão e a coerência entre os períodos (Competência 4). No entanto, a proposta de intervenção poderia ser mais detalhada, pois embora tenha mencionado o agente (município de Nova Esperança) e a ação (implementação da Renda Básica Universal), não mencionou explicitamente o meio e a finalidade da ação (Competência 5). Para melhorar, o autor poderia especificar como a Renda Básica Universal será implementada e qual é o objetivo final dessa política.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
160
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
200
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
200
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
200
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
120

Na música "eu não venci o sistema" o rap[…]

Aldous Huxley defende "Os fatos não deixam de[…]

Enfrentamentos invisíveis

Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos ma[…]

Minimizar o racismo

O filme “medidas provisórias”, levanta conteúdos f[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.