Avatar do usuário
Por yagorodoli
Quantidade de postagens
#127587
A Constituição Federal do Brasil garante que todos são iguais perante a lei. No entanto, a observação da realidade atesta uma desumanização da população em situação de rua. Garantir que direitos básicos sejam estendidos a estas pessoas é uma ação necessária para que o exercício da cidadania seja assegurado.

Vê-se, a todo instante, uma certa repulsa da sociedade diante de pessoas em situação de rua. Há um preconceito e descriminação enraizados, tais como associação destes moradores com doenças e violência. É vital, portanto, que haja campanhas de conscientização da sociedade a respeito destas associações preconceituosas, que já foram naturalizadas. Pois, o choque de realidade diante da precária cidadania das pessoas em situação de rua é basilar para o avançar da discussão.

Também vale mencionar as precárias condições de infraestrutura que estas pessoas possuem para garantir a sobrevivência no dia a dia. É necessário, além do reconhecimento dos moradores em situação de rua como merecedores de dignidade, medidas práticas, tais como projetos de distribuição de alimentos e itens de higiene básica. Logo, o pulso firme do Estado é fundamental para assegurar direitos básicos para esta população.

Assim, é necessário políticas públicas efetivas que garantam a dignidade das pessoas em situação de ruas. Cabe ao Estado, portanto, incentivar as escolas e meios de comunicação para que haja uma discussão sobre os pré-julgamentos que foram naturalizados sobre o povo em situação de rua. Assim como, é substancial postos públicos de fornecimento gratuito de itens básicos para esta população.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador
#127592
Oi, @yagorodoli! Como retribuição pela sua recente participação no projeto, vou corrigir a sua redação. Continue assim!

A Constituição Federal do Brasil garante que todos são iguais perante a lei. No entanto, (1) a observação da realidade atesta uma desumanização da população em situação de rua (2). Garantir que direitos básicos sejam estendidos a estas essas (3) pessoas é uma ação necessária para que o exercício da cidadania seja assegurado. (4)

(1) Recomendo que a relação entre o repertório e o tema seja fortalecida. Por exemplo: "No entanto, contrariando esse documento, [...]".
(2) A fim de evidenciar o projeto de texto, antecipe os argumentos centrais que serão desenvolvidos no D1 e no D2, respectivamente. Por exemplo: "[...] a observação da realidade atesta uma desumanização da população em situação de rua, causada pelo preconceito e pela falta de infraestrutura".
(3) Ao se referir a algo que já foi dito, use "essas", e não "estas". Para mais informações, acesse: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39646836

Vê-se, a todo instante (1), uma certa repulsa da sociedade diante de pessoas em situação de rua (2). Há um preconceito e uma (3) descriminação discriminação enraizados, tais como associação destes moradores com doenças e violência (4). É vital, portanto, que haja campanhas de conscientização da sociedade a respeito destas dessas associações preconceituosas, que já foram naturalizadas. Pois, o Nesse contexto, (5) choque de realidade diante da precária cidadania das pessoas em situação de rua é basilar para o avançar da discussão.

(1) Evite generalizações. A repulsa não é vista, literalmente, a todo instante. Prefira "com frequência", "muitas vezes" ou "geralmente".
(2) Essa afirmação poderia ser melhor articulada à linha de raciocínio. O que caracteriza a repulsa pelos moradores de rua? Ela é idêntica ao preconceito e à discriminação, citados no período seguinte? Caso seja idêntica, por que mencioná-la duas vezes? Caso não seja idêntica, qual é a diferença?
(3) Atente-se à falta de paralelismo sintático. Para mais informações, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/paralelismo.htm
(4) Desdobre mais essa informação.
(5) Há, aqui, uma falha na estrutura sintática: o período foi fragmentado. Não inicie a frase com "pois" para dar continuidade à ideia da frase anterior.

Também vale mencionar as precárias condições de infraestrutura (1) que estas essas pessoas possuem para garantir a sobrevivência no dia a dia. É necessário, além do reconhecimento dos moradores em situação de rua como merecedores de dignidade, medidas práticas, tais como (2) projetos de distribuição de alimentos (3) e itens de higiene básica. Logo, o pulso firme (4) do Estado é fundamental para assegurar direitos básicos para esta essa população.

(1) Quais dificuldades elas enfrentam no que tange à infraestrutura? Dê exemplos. O que causa essas dificuldades? Explique.
(2) Evite repetir recursos coesivos, como "tais como". Sugestão: "[...] medidas práticas – projetos de distribuição de alimentos e itens de higiene básica, por exemplo".
(3) O fornecimento de alimentos, salvo engano da minha parte, não é abarcado pelo conceito de infraestrutura. Para mais informações, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/geograf ... rutura.htm
(4) Evite expressões coloquiais.

Assim, é necessário políticas públicas efetivas que garantam a dignidade das pessoas em situação de ruas rua. Cabe ao Estado, portanto (1), incentivar as escolas e os (2) meios de comunicação para que haja uma discussão sobre os pré-julgamentos que foram naturalizados sobre o povo em situação de rua. Assim como, é substancial É substancial, ainda, que haja (3) postos públicos de fornecimento gratuito de itens básicos para esta essa população.

(1) Evite, além da repetição de recursos coesivos, o uso de conectivos conclusivos em dois períodos consecutivos – é o caso do "assim" e do "portanto".
(2) Atente-se ao paralelismo sintático.
(3) Há, aqui, uma falha na estrutura sintática: o período foi fragmentado. Não inicie a frase com "assim como" para dar continuidade à ideia da frase anterior.

Como não conheço os critérios da banca do seu concurso, vou fazer apenas uma avaliação aproximada.

C1. Compreender o tema e não fugir do que é proposto -> 1,6
Bom, mas o conceito de "choque de cidadania" poderia ter sido desenvolvido de forma mais explícita.
C2. Adequação aos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa -> 1,6
Bom. Seria interessante utilizar mais repertórios socioculturais, mesmo que não seja uma exigência da banca.
C3. Aplicar, apropriadamente, mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto) -> 1,6
Bom, mas tome cuidado com as repetições.
C4. Selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto -> 1,2
Ok. Procure desdobrar mais os argumentos.
C5. Domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação) -> 1,6
Bom. Parabéns pelo texto bem escrito!

Total: 7,6

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador
#127702
Imagina! Fico feliz por ajudar! :D
0

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

De acordo com a artigo 17 da declaração universal […]

Zygmont Bauman defende que "não são as as cri[…]

De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.