Avatar do usuário
Por raziei
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#102120
Para o escritor brasileiro Ariano Suassuna, o Brasil é marcado por uma injustiça secular capaz de dividir a nação em dois países distintos: a dos privilegiados e a dos despossuídos. Tal pensamento, nesse sentido denuncia a problemática da desvantagem social e política sofrida pelos idosos, que enfrentam a violência seja ela física ou verbal. Dessa forma, é preciso analisar as principais causas do impasse, a saber, o descumprimento da lei e a falta de assistência para com esta parte da população.
É importante destacar, diante disso, a falha estatal na execução das leis como forte agravamento dos maus tratos contra os idosos. Para tanto, faz-se oportuno rememorar a obra " O cidadão de papel", de Gilberto Dimenstein, a qual aborda a ideia de que as normas presentes nos documentos nacionais nem sempre são cumpridas. Nesse sentido, apesar da Constituição Federal de 1988, garantir o direito ao idoso de liberdade, respeito e a dignidade, como ser humano, observa -se falha na aplicação desses princípios constitucionais, uma vez que esses direitos são descumpridos. Logo, não é justo que a inaplicabilidade da Lei Maior viabilize qualquer tipo de violência contra as pessoas da terceira idade.
A filósofa brasileira Djamila Ribeiro afirma que, para atuar em uma realidade, deve-se, antes de tudo, tirá-la da invisibilidade. Tal ideia, porém, encontra barreiras para ser concretizada no Brasil, dado que a falta de assistência aos idoso sobre como eles devem agir em situações de desumanidade e judiação é pouco discutida e, por conseguinte, silenciada, o que inviabiliza os direitos humanos.
Mediante o exposto, é necessário mitigar a violência contra os idosos. com vista a isso, urge que os políticos responsáveis por governar a pátria, criem medidas para assegurar ainda mais os diretos desse grupo de pessoas, por meio da elaboração e aprovação de leis que tragam benefícios e mais segurança. Outrossim, a assistência social deve orientar os indivíduos para que não se calem e saibam como agir mediante a situações de desumanidade. Com essas medidas, dessarte, será possível converter o pensamento do filósofa Djamila Ribeiro em realidade no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Educação inclusiva

Salvador Allende, ex presidente do Chile, afirma q[…]

"desde o início por ouro e prata olha quem mo[…]

Cidadania em Evidência

Atualmente muito se discute sobre o registro civil[…]

A Pandemia chegou inesperadamente para todos os pa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.