Avatar do usuário
Por Adrianopil
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111216
No livro “O Menino do Pijama Listrado”, escrito por John Boyne, a fome é retratada por intermédio do personagem Shmuel, que, por ser judeu, sofria discriminação e vivia em drásticas condições durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar do ínterim entre a ficção e a realidade brasileira, esse cenário pode, ainda, ser observado no século XXI: as diferenças sociais ampliam o preconceito, o que intensifica as desigualdades, além do fator da insuficiência estatal, que, pela escassez da efetivação de políticas públicas capazes de mitigar a fome, atua como uma causa desse problema.


É primordial ressaltar que as diferenças entre as pessoas são heranças históricas que fortalecem a permanência da fome no Brasil. Por conseguinte, urge citar o período da escravidão, em que os negros eram sustentados por seus donos, os quais, pelo preconceito motivado pela distinção das características de um indivíduo, deixavam seus escravos sem mantimentos. Paralelamente, a fome no Brasil torna-se evidente por tais desigualdades, visto que estigmas fundamentados na escravidão interferem, infelizmente, na seleção de classes sociais: segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), duas a cada dez pessoas consideradas, no Brasil, ricas são negras, o que demonstra a interferência do preconceito na fome. Dessarte, enquanto a sociedade tiver tal pensamento míope, a fome será um desafio a ser superado.

Além disso, a negligência do Estado em democratizar a alimentação corrobora esse triste horizonte. Nessa, a obra “O Cidadão de Papel”, do escritor paulista Gilberto Dimenstein, evidencia uma insuficiência do governo brasileiro em concretizar os direitos constitucionais, que, apesar de idealizados na legislação brasileira, não são executados na prática. Desse modo, é tarefa estatal.

Diante dos fatos supracitados, é mister solucionar o problema da fome no Brasil. Para isso, urge que o Ministério da Educação insira nas escolas, por meio de alterações na Base Nacional Comum Curricular para diminuir estigmas que incentivam a disseminação da fome, como a fim de alterar as estatísticas atuais no que tange a essas desigualdades. Outrossim, é tarefa do Governo Federal fortalecer, mediante a investimentos na democracia, a utilização de alimentos, que erradicaram a fome. Com essas medidas, a fome será apenas um fato ficcional evidenciado por Shmuel em “O Menino do Pijama Listrado”.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
A violência contra a mulher

Na novela "Segundo Sol", o personagem Ag[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, assegu[…]

Em 1983, Maria da Penha foi vítima de duas tentati[…]

O artigo "Homens autores de homicídios femini[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.