Avatar do usuário
Por Layoliveira
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115865
Em sua canção "bola de meia, bola de gude", o renomado artista da música popular brasileira Milton Nascimento afirma que não consegue aceitar as injustiças que são, por muitas vezes, normalizadas na sociedade. Todavia, observa-se uma indiferença da população para com a temática da violência contra os idosos no Brasil, a qual se apresenta como uma grande problemática que é fomentada pelo abandono familiar e agravada pela escassez de medidas protetivas destinadas a esse grupo. Diante disso, faz-se crucial a abordagem desse empecilho atual.
Sob primeira análise, insta salientar que o abandono familiar contribui significativamente para a existência desse impasse. Nessa perspectiva, é lícito referenciar o pensamento do sociólogo Émile Durkheim, o qual estuda os corpos sociais, tais como a família, e a importância destes para a constituição do indivíduo. Para o pensador, quando as instituições comunais, incluindo a família, enfrentam problemas, toda a conjuntura e funcionamento da sociedade são afetados. Com isso, verifica-se que o afastamento da família do idoso prejudica tanto a saúde, mental ou psicológico, do idoso como a boa articulação da comunidade.
Outrossim, deve-se destacar que a insuficiência de ações de proteção destinadas aos anciãos brasileiros corrobora para os maus tratos tidos com estes. À luz dessa ótica, é válido ressaltar a fala do filósofo Arthur Schopenhauer, que define o ser humano como sendo um animal que agride. Desse modo, nota-se que a falta de projetos de proteção aos idosos, aliado ao desrespeito tido com eles, impulsiona casos de agressão-verbal ou física-,os quais são, frequentemente, praticados pelos próprios familiares. Logo, conclui-se que a agressão persistirá no cenário contemporâneo enquanto a insuficiência de anteparo a esse grupo se fizer presente.
Destarte, urge que medidas efetivas sejam adotadas para a mitigação desse óbice. Para tanto, faz-se preciso que o poder executivo, em específico o Ministério da Cidadania e Segurança Pública promova-por intermédio de um Projeto Nacional de Proteção aos Idosos, a fiscalização e punição de casos de abandono e agressão aos mais velhos. Tal ação deve ocorrer por meio do aumento do número das Secretarias de Cidadania nos estados, que possam incentivar denúncias e fornecer funcionários públicos para o monitoramento à violência contra os anciãos, com o intuito de atenuar as taxas de agressão e abandono tidas com esse grupo, de forma a garantir o envelhecimento saudável e desnaturalizar essa injustiça, tal qual defende Nascimento
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Valorização do trabalhador

Ei, colega! Sua redação está muito boa! Sua nota é[…]

A era dos bancos digitais

Oi, colega! Achei sua redação interessante e bem a[…]

Ei, colega! Adorei a estrutura e argumentação da s[…]

Ei, gostei muito do seu texto! Nota 840 (C1 160, C[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.