Avatar do usuário
Por Jhuilionzin
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116200
De acordo com o IBGE, cerca de 0,4% da população brasileira é formada por indígenas. Paralelamente, resultado da colonização que destruio e dizimou grande percentual dos nativos da região brasileira, desvalorizando e violando suas terras e forma de sobrevivência cultural, por consequência massificando preconceitos que poderia definir a alteridade desses grupos atualmente em sociedade. Esse estigma, atrelado aos nativos tem como causa, a falta de conhecimento, aprofundado, por parte da coletividade e carência do inserimento desses grupos em comunidade como indivíduos de direitos.

Primeiramente, é importante destacar motivos pelo qual ocorre a falta de conhecimento por parte da coletividade no Brasil. Segundo a constituição de 1988, Artigo 5°, todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, portanto, se dá de maneira falha, onde é ensinado de forma totalmente etnocêntrica em instituições de ensino o que é civilizado e versões construídas, que definam, o que seria “índios” e seu comportamento. Diante disso, nota-se o pouco conhecimento que é passado sobre cultura indígena para indivíduos em sociedade, além disso, não há esforços suficientes do poder público e governamental para modificar esse quadro.

Em segundo plano, consequentemente, é necessário citar a carência do inserimento desses grupos na comunidade brasileira. No livro “O cidadão de papel” de Gilberto Demenstein, defende-se, que no Brasil as legislações não funcionam efetivamente, onde há direitos que só ficam no papel e não são cumpridos na realidade. Perante a isso, é observado essa questão em relação a exclusão desses povos indígenas, onde os direitos não são realizados, colocando em risco muitas vezes, o ambiente onde vivem e sua sobrevivência, através da mineração ilegal, invasão de áreas demarcadas, entre outros. Perante a isso, o governo não está demandando devida atenção a esses problemas.

Portanto, como frutos da falta de conhecimento, trás inúmeros prejuízos aos povos indígenas e sua cultura. Isso ocorre porquê não há inserimento desses grupos em comunidade brasileira e leis que funcionem e sejam cumpridas no Brasil verdadeiramente. Assim, temos a formação de pessoas etnocêntricas e a criação de uma população ignorante, desinformada e com pensamentos estagnados. Visto isso, deve-se ser disponibilizado palestras que ensinem sobre esses grupos diferenciados, em instituições de ensino, quebrando pressupostos inseridos, com apoio do Ministério de Educação. Somente assim, teremos uma sociedade mais igualitária.


Corrijam por favor!!
@Casey12
@Mylike
@monyelli
@AnaMarcia
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.