Materiais, dicas e estratégias para o Enem 2024
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116556
COMO FAZER UMA BOA INTRODUÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM.



Primeiramente, é importante saber que você precisa, com ênfase nisso, apresentar o tema que está sendo discutido, seja citando-o diretamente – colocando, literalmente, o tema na introdução – ou citá-lo brevemente, que é o que vamos fazer aqui.

Diante disso, é muito comum, em parágrafos introdutórios de uma redação, que o aluno não consiga articular informações, introduzir o tema, criticar o problema e, por fim, expor suas causas. Isso, felizmente, não faz parte de uma habilidade inata de um ser abençoado que já nasceu escrevendo, e sim de técnica – pura técnica. A essência de um bom parágrafo de introdução está, majoritariamente, no repertório temático que é mobilizado: ele irá embasar seu ponto de vista, e colaborar com a concretização dos fatos e argumentos que você irá expor ao longo do texto.

Tal repertório precisa ter, obrigatoriamente, sentido quanto ao tema proposto. Ou seja, caso eu esteja falando, por exemplo, da desvalorização dos professores na atualidade brasileira, eu nunca, muito provavelmente, irei usar famosos repertórios coringas – como a “Utopia”, com a premissa de que em uma sociedade perfeita não haveria desvalorização –, e sim um repertório que tenha, pelo menos, haver com o tema (educação) – como o documentário “Pro dia nascer feliz”, que expõe o panorama educacional dos anos 2000 no Brasil: desigual e precário.

(Isso não implica que você não possa usar repertórios coringas na sua Introdução ou redação)

“O documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim”, retrata o cenário educacional brasileiro dos anos 2000: desigual e precário.”

Logo, após minha contextualização do problema por meio de um repertório sociocultural pertinente quanto ao tema, eu irei fazer dele algo produtivo, isto é, irei, agora, relacioná-lo ao problema em questão – a desvalorização do professor. Nesse sentido, isso pode ser construído da seguinte forma:


“Paralelamente, na atual conjuntura brasileira, percebe-se que o problema, ainda, persiste, principalmente a desvalorização profissional na educação, o que é um problema grave, pois evidencia a precariedade do ensino.”


Perceba que, além de citar o tema – desvalorização profissional na educação -, eu também citei um conceito que estava na minha contextualização do problema – precariedade, fazendo referência ao meu repertório. Ademais, também utilizei a palavra persiste, que dá a ideia de que os problemas que apresentei no meu repertório inicial – precariedade e desigualdade – ainda estão em vigor na sociedade, o que é verdade, pois eu afirmei que a precariedade do ensino está presente, e que isto promove a desvalorização profissional. Em suma, consegui realizar a contextualização e produtividade com o repertório escolhido, pois ele se relaciona com o tema, e também serve de base para seus problemas.

Por fim, basta, apenas, apresentar minhas duas teses – causas – que estarei debatendo nos dois desenvolvimentos:

“Logo, analisam-se os causantes desse cenário: [causa 1] e/a/o [causa 2]”

INTRODUÇÃO: A desvalorização do professores na atualidade brasileira

“O documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim”, retrata o cenário educacional brasileiro dos anos 2000: desigual e precário. Paralelamente, na atual conjuntura brasileira, percebe-se que o problema, ainda, persiste, principalmente a desvalorização profissional na educação, o que é um problema grave, pois evidencia a precariedade do ensino. Logo, analisam-se os causantes desse cenário: [causa 1] e/a/o [causa 2]”

No desenho animado "Turma da Mônica", o […]

Geração Smartphone

Os smartphones estão presentes no cotidiano dos b[…]

Em conhecimento gera, os desafios para valorização[…]

Segundo a escritora Djamila Ribeiro, afirma que o […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.