Avatar do usuário
Por viccevellyy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119929
Segundo o filósofo Iluminista Kant, a educação é o Pilar da formação humana. No entanto, a vertente teórica não se moda na contemporaneidade, visto que, ainda há muito julgamento social relacionado às capacitações de pessoas com deficiências. Nesse contexto, a disparidade social e a ineficiência e da esfera pública corroboram a naturalização desse quadro.

Diante dessa reflexão é importante pontuar, de início, que a desigualdade relaciona-se à problemática supracitada. De acordo com o especialista Brasileiro Pedro Cavalcante, o modelo social contemporâneo é excludente de modo a se agregar e, consequentemente, desumaniza os indivíduos. À luz dessa perspectiva, percebe-se que o pensamento do estudioso é comprovado ao observar os obstáculos encarados por pessoas com deficiências. A título de exemplo, convém mencionar o filme "Com todas as nossas forças", em que é retratada a históriade um jovem com paralisia cerebral. Ao longo da trama, o jovem convence seu pai a participar consigo na prova Ironman, um triatlo bastante completo, onde o jovem surpreende finalizando a prova. Sendo assim, para além da trama, ratifica-se que PcD's podem ir muito além de suas limitações físicas, como são pré julgadas pela sociedade.

Mormente, é válido salientar ainda, que a ineficácia das autoridades governamentais está entre as causas do impasse supradito. Segundo Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder, o governo deve operar tendo como objetivo o bem Universal. No entanto, é notório que, no Brasil, as dificuldades enfrentadas por PcD's rompe com essa paridade, visto que há pouco investimento em medidas que gerem igualdade e traga melhorias para essa parcela social. Esse Panorama evidencia ainda operança estatal associada a interesses políticos, ou seja, apesar da resolução do desafio citado seja a obrigação do poder público, o governo não realiza sua função quando esta não gera retorno financeiro imediato, sobretudo, quando o corpo social beneficiado é uma parcela mais carente da sociedade. Dessa forma, é evidente que existem falhas no princípio da isonomia no qual Todos devem ser tratados de forma igualitária.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cidadania -órgão responsável por defender e garantir direitos públicos- redefina suas políticas públicas e promova maiores meios de acessibilidade as PcD's, afim de gerar mais igualdade social. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Zenebra
Quantidade de postagens Amigos
#129802
- Estrutura incompleta.
- Erros gramaticais.

Veja a estrutura completa da redação do ENEM:


ESTRUTURA DA REDAÇÃO DO ENEM

1-INTRODUÇÃO (1 parágrafo)

A-contextualização (repertório sociocultural) (no máximo 3 linhas):

B- tema (palavras-chaves)(no máximo 1 linha)

C-tese + 2 argumentos (2 problemas) (podem ser causas ou consequências) (no máximo 3 linhas)

2- DESENVOLVIMENTO (2 parágrafos)

1º parágrafo: Defender o 1º argumento da tese (problema 1)

A--tópico frasal (no máximo 2 linhas):

B- explicação (argumento)(no máximo 3 linhas)

C- exemplificação (repertório sociocultural)(no máximo 3 linhas)

D-conclusão (no máximo 2 linhas):

2º parágrafo: Defender o 2º argumento da tese (problema 2)

A-tópico frasal(no máximo 2 linhas):

B- explicação (argumento)(no máximo 3 linhas):

C- exemplificação (repertório sociocultural) (no máximo 3 linhas):

D- conclusão(no máximo 2 linhas):

3- CONCLUSÃO (1 parágrafo)

A- conectivo (no máximo 1 linha)

B- retomada dos dois problemas citados na tese e defendidos no desenvolvimento (no máximo 1 linha)

C-proposta de intervenção:

1- Quem vai resolver o problema? (agente)(no máximo 1 linha):

2- O que será feito? (ação)(no máximo 2 linhas):

3- Como será feito? (modo)(no máximo 2 linhas):

4- Para quê? (efeito) (para resolver os dois problemas citados na tese e defendidos no desenvolvimento)(no máximo 2 linhas):
0

De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal d[…]

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.