Avatar do usuário
Por Ise
Quantidade de postagens
#132414
O Estatuto da Pessoa com Deficiência preconiza o direito à igualdade de oportu-nidades e a proibição de qualquer tipo de discriminação. Entretanto, é perceptível observar, que não só existe o preconceito como uma barreira da discriminação quanto há ausência de acessibilidade, seja em infraestrutura ou profissional capacitado que impede o exercício pleno de cidadania para alguém com deficiência. Assim, é preciso debater essa temática e entender que inclusão de Pessoas com deficiência em estabelecimento público ou privado é um direito e liberdade fundamental reforçado pela legislação brasileira.
Capacitismo é um termo preconceituoso e discriminatório que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade. Esse preceito põe em xeque a capacidade dessas pessoas em realização de tarefas ou tomar qualquer decisão. Isso pode ser observado em relação ao mercado de trabalho, quando percebe a taxa de desemprego maior entre as pessoas com deficiência quando comparado sem deficiência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), em 2022, mais da metade de pessoas que apresentaram alguma deficiência vivem na informalidade, muitas dessas pessoas têm ensino fundamental incompleto.
Além disso, ressalta-se o problema de acessibilidade muito corriqueiro em estabelecimento privado, pois em locais públicos quase sempre atendem o preconizado pela legislação. Ausência de acessibilidade pode ser exemplificada pela inexistência de corrimões, piso táteis,rampas, sinais sonoros nesses locais. Outro problema é a falta de profissionais qualificados que tenham especialização em atendimento às pessoas com deficiência nesses locais, especialmente, nas escolas, em que ausência de profissionais com cursos especializados em atendimento às pessoas com deficiência, o que dificulta o acesso dos alunos à educação básica de qualidade.
Em virtude dos dados apresentados, a problemático precisa ser resolvida. Cabe aos entes federativos que administra e implementa às políticas públicas, promover a fiscalização e monitoramento das leis apresentadas nos estabelecimentos públicos e privados, por meio da contratação de profissionais profissionais, a fim de que às pessoas com deficiência tenham seus direitos constitucionais de acessibilidade garantidos perante à legislação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A novela “Carrossel” do Sbt exibe em algumas cenas[…]

Tecnologia e saúde

Introdução à prática.

A Constituição Federal foi responsável por produzi[…]

É crucial refletir sobre o aumento de suicídios e[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.