Em vista disso, o escritor inglês Aldous Huxley, argumenta que "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Essa fala evidencia que, apesar do Estado não dar a devida importância à violência contra a pessoa idosa, ela continua ocorrendo. Diante da ineficiência do Estado, os idosos acabam sofrendo muitas vezes agressões físicas dos seus próprios parentes ou por pessoas contratadas para cuidarem delas, isso acontece muitas vezes pelo motivo de serem idosos e precisarem de apoio.
Além disso, a displicência da família e da mídia também alimenta a problemática. Nesse viés, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, algumas instituições deixaram de exercer suas funções, operando como "zumbis". As posturas negligentes da mídia e da família expõem suas faces "zumbificadas". A mídia não cumpre o seu dever de expor a violência contra os idosos para a sociedade, e a família muitas vezes coloca os idosos em casas de repouso sem saberem as procedências desses locais, descumprindo o seu dever social de cuidar dos idosos.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela violência aos idosos. Para isso, é necessário que o Estado, em parceria com a mídia, invista em campanhas de conscientização contra a violência aos idosos. Essas campanhas devem ser transmitidas nas redes sociais e televisão, com a finalidade de expor as violências enfrentadas pelos os idosos.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "ofertam medidas de segurança" (o correto seria "oferecem") e a expressão "pelos os idosos" que deve ser corrigida para "pelos idosos". Para melhorar a coesão, sugiro reformular partes do texto para garantir uma melhor ligação entre as ideias. Por exemplo, ao mencionar a negligência da mídia e da família, poderia ser mais claro como essas ações se inter-relacionam com o papel do Estado. Além disso, é importante detalhar mais a proposta de intervenção: quem na mídia e quais ações específicas devem ser tomadas?
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.