Sob esse viés, se faz necessário pontuar que o Poder estatal tem sido ineficaz quando a pauta é integração de heranças africanas no Brasil atual, ao não promover manifestação desses costumes afrobrasileiros. Nesse sentido, como estudado pelo sociólogo Boaventura Souza Santos, no Brasil existe uma espécie de "Colonialismo Insidioso", isto é, a manutenção de estruturas coloniais pervesas de dominação, disfarçada por avanços sociais, mas que mantém a população vulnerável esplorada e desvalorizada. Dessarte, é possível confirmar que a Administração pública tem se mostrado ineficiênte com o resgate da cultura trazida ao território brasileiro pelos povos africanos, oque acarreta em consequências graves para os mais afetados, como sua nao inserção em lugares de vulnerabilidade e poder.
Ademais, se mostra essencial elucidar que a sociedade tem se mostrado indiligente com a cultura afrobrasileira ao ignorar os triunfos dessa comunidade associando-os a fragilidade perante ao periodo de escravidão sofrido por seus antecestrais. Consoante a isso, Boaventura Souza Santos, em 2006, pontuou que:"Não há justiça social global sem justiça cognitiva global.", ou seja, não haverá igualdade para todos sem que todas as culturas e saberes sejam valorizados igualmente. Dessa maneira, pode-se concluir que a população tem sido omissa, de fato, em relação a desvalorização da influência de matriz africana na cultura brasileira, oque denuncia um cenário de desrespeito que gera consequências impertinentes, como o preconceito a essas heranças por parte da Entidade social.
Portanto, é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Assim, o Poder Judiciário -responsável por formulár e designar leis-, juntamente com o Ministério da Educação-fiscaliza e aplica medidas no sistema de ensino-, devem criar eventos de cunho cultural voltados apenas para a cultura africana, e inserir a matéria: "Triunfod da Comunidade negra" nas escolas. Deverá ser feito por meio de políticas públicas, com o fito de promover a igualdade cultural de heranças afrobrasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta erros gramaticais como "acentuados" (deveria ser "acentuado"), "oque" (separar para "o que"), e "ineficiênte" (sem acento). Reescreva trechos confusos, por exemplo, substitua "cenário brasiliense" por "cenário brasileiro". Na Competência 5, a proposta carece de detalhamento; especifique o agente e ação. Utilize conectivos para melhorar a coesão entre parágrafos. Considere incluir mais dados ou exemplos concretos para fortalecer os argumentos apresentados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.