São muitas barreiras enfrentadas pelos docentes para desenvolver o seu trabalho. Um dos principais desafios é a defasagem na aprendizagem do aluno, uma vez que eles estão em níveis muito diferentes e isso dificulta muito a forma de trabalhar do professor. O educador precisa atender às diferentes formas de aprender de cada um e muitas vezes com recursos limitados. A estrutura precária e a falta de participação da família também colaboram negativamente para o resultado da aprendizagem dos estudantes.
Todavia, é necessário que o planejamento do ensino fuja do modelo tradicional, a busca por mudança é fundamental para que o aluno tenha interesse em aprender. Trazer o cotidiano para sala de aula deixa o discente mais familiarizado e mais a vontade com o conteúdo. Assim, ele irá perceber que também é capaz de expor aquilo que sabe, pois faz parte da sua realidade.
Isso somente é possível quando há uma boa relação entre aluno e professor, o respeito e a confiança em ambas as partes é fundamental para a troca do conhecimento. Os professores devem estar em constante formação para adotar novas práticas e estratégias de ensino que incentivem a participação ativa dos alunos e acompanhar o progresso ao invés de apenas avaliações finais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros gramaticais como "mais a vontade" em vez de "mais à vontade". Sugiro reescrever para corrigir essa e outras falhas. A argumentação está bem desenvolvida, mas poderia haver mais diversidade de fontes ou exemplos concretos para fortalecer o ponto de vista. Conectivos entre frases, como "além disso" ou "por outro lado", poderiam melhorar a coesão. Na proposta de intervenção, faltou detalhamento dos elementos; por exemplo, especificar quem seria o agente responsável pela formação contínua dos professores.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.