Avatar do usuário
Por Juniorss
Quantidade de postagens
#139891
A Constituição Federal Brasileira – lei Fundamental e Suprema do Brasil –promulgada em 1988 garante em seu artigo 6º que a educação, a cultura e todos os elementos que a permeiam são direitos sociais garantidos a todos. No entanto, apesar de tal garantia, o que se percebe na sociedade atual é não aplicação desse direito na prática, visto que a ausência da valorização da herança africana no Brasil é um problema expressivo que se sustenta pela falta de reconhecimento da importância das culturas afro-brasileiras. Nesse contexto, é imprescindível afirmar que a invisibilidade e a negligência governamental representam desafios para a resolução de tal problemática.
Sob esse viés, nota-se como a invisibilidade se mostra um revés para garantia do legado das culturas africanas no país. Nessa ótica, para a filósofa brasileira Djamila Ribeiro é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, perspectiva que mostra que enquanto o problema está silenciado, ele irá persistir na sociedade. Desse modo, o não entendimento da importância das culturas africanas para o Brasil, põe em risco toda herança construída por esses povos, afetando a integridade de uma cultura rica em tradições e impossibilitando que futuras gerações reconheçam a importância desse legado.
Ademais, é fulcral apontar como a inoperância estatal acaba sendo um entrave para o reconhecimento das tradições africanas no Brasil. Sob essa perspectiva, para o filósofo inglês Thomas Hobbes é dever do Estado zelar pelo bem-estar da sociedade pois ambos estão unidos por meio de contrato social, ideia que mostra a displicênsia do Governo na valorização da cultura no país. Isso posto, a ausência da preocupação do Estado na preservação da identidade cultural africana acaba prejudicando todo o corpo social brasileiro, posto que a herança africana faz parte da história do Brasil juntamente com seus costumes, crenças e tradições.
Portanto, cabe ao Estado – responsável por administrar o país – por meio de projetos e investimentos, realizar políticas públicas eficazes com o objetivo de informar sobre como é importante preservar o legado da cultura africana para que seja transmitida para gerações futuras, junto com o Ministério da Educação – órgão responsável por garantir educação de qualidade para todos – realizando campanhas nas escolas sobre o quanto essa herança cultural é importante para o país, a fim de valorizar a história dos povos africanos e ajudando a combater o racismo e estigmas associados a esses povos. Assim sendo, o artigo 6º da Constituição Federal Brasileira pode se tornar um direito efetivamente garantido.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, observei erros como a falta de espaço após "–" em "–promulgada" e o uso incorreto de "displicênsia", que deveria ser "displicência". A correção desses erros melhoraria o texto. Na Competência 4, a coesão pode ser aprimorada com conectivos mais variados, por exemplo, substituindo "desse modo" por algo como "consequentemente". A proposta de intervenção está bem articulada e detalhada, cumprindo todos os requisitos da Competência 5.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Na obra utopia do escritor inglês Thomas More é re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.