Avatar do usuário
Por caioelevanto
Quantidade de postagens
#139938
Na música de Elza Soares, a cantora diz que “a carne mais barata do mercado é a carne negra”, o que expõe o quão desvalorizada é a população e as tradições de origem africana no Brasil. Dos agravantes dessa situação, podem se levar em conta o racismo estrutural e a baixa visibilidade das tradições e cultura afro-brasileira.
Mesmo que segundo o IBGE quase metade da população seja parda ou negra, problemas com o racismo ainda são alarmantemente recorrentes. Isso pode ser um reflexo do racismo estrutural, que reverbera há muito tempo, até mesmo, antes da assinatura da Lei Áurea. Racismo esse que se faz presente principalmente na criação dos cidadãos, bem como na própria cultura a eles apresentada, de modo que se mostra estar enraizado na sociedade.
Tendo em vista que a tecnologia move o mundo (Jobs, S.), é através dela que as diferentes culturas devem ser expostas, de modo a trazer visibilidade e representatividade a todas. Infelizmente na prática não existe essa igualdade de exposição entre culturas, o que leva à população a interpretar algumas delas de forma a criar “pré conceitos” sobre as mesmas. Essas diferentes visões, muitas vezes inadequadas, sobre as culturas acabam por minimizar ainda mais a bagagem sócio-cultural e sua significância para a sociedade, pois seus reais valores e costumes podem estar sendo confundidos.
Levando em consideração os argumentos supracitados, bem como que a educação é a arma mais forte para mudar o mundo (Mandela, N.), torna-se responsabilidade do Ministério da Educação e também dos veículos midiáticos trazer visibilidade, informação e representatividade para a vida, principalmente de crianças e adolescentes. Mas não somente. Também para o resto da população, através de palestras, campanhas de conscientização e principalmente apresentação e inserção da cultura afro-brasileira no cotidiano. Só assim o Brasil se tornará um país justo para todas as culturas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "podem se levar" que deveria ser "podem ser levados", e "à população a interpretar" que seria melhor como "a população interpretar". Reescrever esses trechos ajudaria na clareza. A coesão poderia ser melhorada com conectivos mais variados entre os parágrafos. Na proposta de intervenção, faltou detalhamento dos elementos; por exemplo, especificar como as campanhas seriam implementadas ou quais veículos midiáticos seriam usados.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Na obra utopia do escritor inglês Thomas More é re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.