Avatar do usuário
Por Pedro48768
Quantidade de postagens Doações
#146839
Em outubro de 1988, a sociedade brasileira conheceu um dos documentos mais importantes da história recente: a constituição cidadã, a qual assegura o direito a segurança para todos os indivíduos. No entanto, isso não ocorre quando se analisa a perpetuação de crimes contra a integridade das mulheres brasileiras. Nesse sentido, é necessário combater antigos pensamentos e a omissão estatal.

Diante desse cenário, antigos pensamentos favorece a prática de comportamento machistas. A esse respeito, a obra Casa-grande e senzala, escrita em 1933, denuncia a tendência do brasileiro a seguir padrões culturalmente padronizados e julgar de forma preconceituosa aqueles que deles divergem. Todavia, pensamentos retrógrados evidencia que o Brasil possui traços cruéis da obra distópica Casa-grande e senzala. Na medida, em que há falta de debate social, na família e na escola, sobre a importância do respeito as mulheres.

Ademais, a omissão estatal se mostra ineficaz no combate a crimes que botam em risco a integridade física da mulher. Nesse viés, John Locke - expoente fracionário inglês - desenvolveu o conceito de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, que diz a respeito do dever que o Estado tem - ou deveria ter - de garantir os direitos básicos dos indivíduos. Sob essa lógica, a ideologia do contrato social embora seja o ideal para a sociedade brasileira, se mostra uma utopia, já que, a título de exemplo, há falta de rigorosidade na punição de infratores que comentem qualquer tipo de violência contra a população feminina.

É urgente, portanto, que a perpetuação de crimes contra a integridade física ou psicológica da mulher seja mitigado. Dessa forma, é necessário que as escolas - responsáveis pela transformação social - devem combater a antigos pensamentos associados a atitudes inconstitucionais, por meio de projetos pedagógicos, como palestras sobre a importância do respeito a mulheres e sobre as leis que regem os direitos femininos. Essa iniciativa terá a finalidade de solucionar a omissão estatal e de garantir que o conceito defendido por Locke seja, em breve, a realidade no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
640
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
760
pontos
Desbloquear

    Competência 1: Erros como "favorece" em vez de "favorecem", "cometem" em vez de "cometem", e "a antigos pensamentos" em vez de "aos antigos pensamentos" foram identificados. Sugestão: "antigos pensamentos favorecem", "infratores que cometem", "devem combater os antigos pensamentos".
    Competência 2: O tema foi bem compreendido e desenvolvido.
    Competência 3: A argumentação poderia ser mais robusta, com mais exemplos e dados.
    Competência 4: Conectivos como "na medida em que" e "embora" foram usados incorretamente. Sugestão: "Na medida em que há falta de debate social, a perpetuação de pensamentos retrógrados é evidente."
    Competência 5: A proposta de intervenção possui os quatro elementos, mas carece de detalhamento. Sugestão: Detalhar como as palestras serão implementadas e quem as ministrará.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por caio452
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#146853
Parágrafo 2
* pensamentos favorece -> pensamentos favorecem
* comportamento machistas -> comportamentos machistas
* evidencia -> evidenciam
* A obra "Casa-Grande & Senzala" não pode ser considerada distópica. Atenção às letras maísculas
* na medida em que -> não há vírgula
* o respeito as mulheres -> o respeito às mulheres
* pensamentos retrógrados evidencia -> pensamentos retrógrados evidenciam
* A analogia com o livro é um pouco forçada, pois o tema central do livro é a escravidão, e não a violência contra a mulher. Caso for citar a obra, fazer uma relação mais clara.
* O argumento é um pouco genérico ("coringa"), pois em muitas situações pode-se citar o mesmo efeito de assimilação do contexto social pelo indivíduo. Ligar de maneira mais específica ao tema da violência contra a mulher

Parágrafo 3
* botar em risco -> colocar em risco (mais formal)
* comentem -> cometem
* Cuidado com o uso pouco específico de John Locke. É um repertorio sociocultural "coringa", muito conhecido e utilizado, e pode descontar pontos da C2 caso o uso não seja completamente produtivo.
* Argumentação pouco específica ao tema (fala da omissão governamental de um modo geral, citando pouco a violência contra a mulher) e utiliza um exemplo pontual (negligência governamental acerca de criminosos que praticam violência contra mulher) para tentar defender uma afirmação bem ampla ("a ideologia do contrato social embora seja o ideal para a sociedade brasileira, se mostra uma utopia")

Parágrafo 4
* seja mitigado -> seja mitigada (a perpetuação)
* é necessário que as escolas [...] combatam (em vez de "devem combater")
* Falta detalhamento na proposta. Quem fará as palestras? Qual é o conteúdo delas? Onde serão feitas? A proposta não aborda a punição aos infratores, que foi um ponto mencionado no texto
0

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado […]

No Brasil, é comum que temas relevantes acabem sen[…]

Pobreza mentrual

Parabéns pela redação! Você abordou um tema tão re[…]

A FEBRE DAS BETS NO BRASIL

O massivo aumento no número de apostas feitas está[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.