De início é inegável que a insuficiência de estrutura hospitalar é um dos principais empasses para o maior número de captação de órgãos. Na série brasileira “Sob-Pressão” retrata de forma realista a rotina de médicos e pacientes em hospitais públicos, e denuncia o desleixo de como a saúde é tratada pelo poder público marcados pela ausência de recurso, negligência institucional e falta de infraestrutura. Nesse viés, lamentavelmente, tal situação condiz com a realidade brasileira, que por falta de recursos ou até mesmo de preparo de profissionais adequados para tal tarefa acabam negligenciando a doação de órgãos que poderia estar salvando milhares de vidas brasileiras.
Além disso, indubitavelmente a desinformação está ligada à falta de doação de órgãos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a taxa de recusa familiar é de 45% no Brasil, sendo assim quase metade das famílias dizem não mesmo quando o paciente poderia ser um doador em potencial. Diante disso, o compartilhamento de fake news é de mitos sobre a doação interferem de forma direta na decisão dos familiares do paciente, já que cabe ao parente mais próximo tomar essa decisão tão importante.
Infere-se, portanto, que medidas sejam empregadas para amenizar esse cenário.Inicialmente, Estado, órgão responsável pelo bem-estar de um país, deve promover projetos de conscientização da importância da doação de órgãos, por meio de campanhas midiáticas e palestras sobre o assunto, a fim de desmistificar e informar a população para ser possível o aumento do número de doações no Brasil. Ademais, produções midiáticas, a exemplo de filme, novelas e séries poderiam abordar a insuficiência de estrutura hospitalar, a fim de sensibilizar a população. Desse modo, o corpo social brasileiro evidenciará que não se habituou ao baixo número de doações de órgãos, assim como preconizado por Djamila Ribeiro.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros recorrentes: gramática/acentuação (ex.: falta de vírgulas, concordância) e escolhas lexicais pouco naturais: “se articulam a esse impasse”; “Sob-Pressão” deveria ser A série Sob Pressão; “marcados pela ausência” concordância com sujeito. Sugestão: reescrever com clareza: “Entre os fatores, destaca-se a insuficiência de estrutura hospitalar e a desinformação.” Cohesão: use conectivos de forma mais objetiva (além de De início, Além disso, Diante disso). Proposta de intervenção: inclua agente, ação, meio e finalidade de modo claro: “O Estado deve promover campanhas de conscientização (ação) por meio de campanhas midiáticas (meio) com o objetivo de aumentar as doações (finalidade).”}
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.