A história da população negra no Brasil é reduzida ao horror do período escravocrata. Não se falava na escola sobre temas, como a história e a cultura afro-brasileira, muito menos sobre as grandes personalidades negras do país, como Luiz Gama e Carolina Maria de Jesus. Assim tem combate ao racismo que fazem parte do dia a dia da escola, que tem orgulho de oferecer aos alunos uma experiência diferente que viveu em sala de aula para que a arte africana seja ensinadas e valorizadas.
A luta contra o racismo estrutural e a violência é um passo fundamental para a valorização da herança africana. A superação desses obstáculos exige um esforço coletivo e políticas públicas que promovam a inclusão, o combate ao racismo que fazem parte do dia a dia da escola, que tem orgulho de oferecer aos alunos uma experiência diferente que viveu em sala de aula para que a arte africana seja ensinadas e valorizadas.
A luta contra o racismo estrutural e a violência é um passo fundamental para a valorização da herança africana. A superação desses obstáculos exige um esforço coletivo e políticas públicas que promovam a inclusão, o reconhecimento da história e a diversidade cultural afro-brasileira, para dificulta a preservação e difusão da cultura. A desigualdade social, reflexo do racismo, dificulta o acesso de jovens negros a produtos culturais e à formação artística, sobretudo devido ao estigma associado a esses cursos profissionais assim ensinando a combater o apagamento histórico e ampliando a igualdade social e representando o comportamento afro-brasileiro.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erroções de coerência e repetição: frases soltas (“Desafios... nas escolas”) dificultam a leitura; conectivos faltando ou inadequados. Sugestões: reformular para uma tese clara e seguir com parágrafos de desenvolvimento com conectivos de causa/consequência (porque, portanto, além disso, contudo). Intervenção pouco detalhada: inclua agente (escolas/poder público), ação específica (currículo crítico, formação de docentes), meio (plataformas, parcerias) e finalidade (reduzir racismo, ampliar acesso à cultura afro-brasileira). Ex.: “O Estado deve obrigar novas diretrizes curriculares nacionais (agente), implementando formação docente e currículo afrocentrado (ação), com recursos em escolas públicas (meio) para promover a valorização da herança africana (finalidade).”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.