Nesse sentido, vale destacar que o processo de gentrificação nas cidades é um agente importante para superar o racismo ambiental. Sob esse viés, tal conceito foi desenvolvido por Ruth Glass, socióloga britânica, e explica que a segregação socioespacial acontece de forma gradual para a expulsão da população a favor da hierarquia do lucro. A partir disso, é possível observar que esse fenômeno possui diversos impactos, pois aumenta a desigualdade social – elevando os preços dos imóveis – e, consequentemente, gera o deslocamento dos moradores da região, marginalizando ainda mais as vítimas. Logo, é necessário entender como a gentrificação é prejudicial e deve ser combatida para superar o racismo ambiental no Brasil.
Ademais, o deslocamento de moradia de forma forçada não acontece apenas pela gentrificação, mas também como uma forma de fugir dos impactos ambientais nas comunidades mais carentes fruto da omissão estatal. Sob essa perspectiva, o livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, narra a história de Fabiano e sua família que tentam fugir dos efeitos da seca. Fora da ficção, na sociedade brasileira, os mais pobres também precisam driblar os efeitos das mudanças climáticas e se deslocam de sua moradia de origem buscando maior segurança e dignidade, visto que certas regiões são esquecidas pelo Poder Público e sofrem consequências irreversíveis por conta dos fenômenos naturais. Portanto, para conter tal migração é necessário a responsabilização do Estado pela falta de infraestrutura nas regiões.
Dessa forma, torna-se claro que a gentrificação causa inúmeros prejuízos sociais e é responsável pelo aumento de refugiados climáticos. Cabe, portanto, ao Ministério do Meio Ambiente a criação de um Grupo de Trabalho para o combate ao racismo ambiental, por meio da nomeação de especialistas em planejamento urbano a fim de frear estratégias que prejudiquem certas regiões. Além disso, cabe ao Ministério da Cidadania a criação de políticas públicas que visem acolher refugiados ambientais, por meio da reformulação de projetos já existentes com esse fim para que, apesar do deslocamento, essas comunidades recebam amparo do Estado.Somente assim, a canção de Chico Buarque e Emicida tornar-se-á obsoleta e mero retrato histórico, não mais realidade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros: Nic ou uso de vírgulas em excesso, falas coesas repetidas e algumas afirmações parecem inconclusas (ex.: “para superar o racismo ambiental” marchando com gentrificação). Sugestões: reescrever trechos com conectivos adequados e evitar orações longas sem pausa: “A gentrificação, instrumento de segregação, aumenta preços e desloca moradores.” Indicadores de intervenção precisam detalhar agente, ação, meio e finalidade: proponente já fornece Ministério, grupo de trabalho e políticas, inclua prazo e indicadores de sucesso. Ex.: Grupo de Trabalho do MMA para frear estratégias de deslocamento até 2026 (ação), com avaliação semestral (meio) e objetivo de reduzir migração forçada em X% (finalidade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.