De igual modo que, a constante exposição de padrões estéticos que promovem curtidas e engajamentos nas redes sociais podem causar ansiedade, depressão, e o constante desconforto pelo seu corpo, pois buscam a perfeição através do que se é postado. No entanto, nem tudo oque se vê na Internet é real, pois muitas coisas são geradas por meio da inteligência artificial, causando assim uma busca inalcansavel pela perfeição.
Além disso, as redes sociais tem interferido na forma que os adolescentes vivem, vale citar que a inerante busca pelas curtidas e por validação tem causado grandes problemas como transtorno de imagem, frustração por não conseguir alcançar aquele padrão exigido pela sociedade, causando assim o isolamento social por medo de julgamentos, a constante comparação com outras pessoas.
Logo é imprescindível que é necessário discutir o uso consciente dessas plataformas e o fortalecimento da identidade individual para o ambiente digital. Visando sempre o bem-estar do adolescente, através de palestras nas escolas sobre a auto imagem e a importância do uso consciente nas redes sociais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: (Competência 1) variedade de incorreções: “tem” em vez de “têm”; “pelo oque”; “o que”; “no seu autoestima”; “De igual modo que”; “noque/ine rante”; “inalcansavel”; redundância “é necessário”/“é imprescindível”; “auto imagem” sem tratamento; estrutura de frases confusa. Sugestões: ajustar para “as redes sociais têm…”, “pelo que veem”, “na autoestima” e “Da mesma forma”, “inerente” e “inalcanável”; usar “autoimagem” ou “auto-imagem” correto. (Competência 2) o texto mantém uma ideia central, mas a organização entre introdução, desenvolvimento e conclusão é pouco clara; há excessos de vírgulas e ligações fracas. Sugestão: introdução objetivando a tese, desenvolvimento com 2–3 argumentos sustentados por exemplos, conclusão clara. (Competência 3) há seleção de fatos, porém falta aprofundar argumentos e evitar repetições; melhorar coesão entre frases para defender o ponto de vista de forma mais consistente. (Competência 4) conectivos presentes, porém de uso irregular; melhorar coesão com conectivos mais precisos (por exemplo: “além disso”, “consequentemente”, “porém”). (Competência 5) a proposta de intervenção menciona palestra em escolas, mas não detalha agente, ação, meio e finalidade de forma clara. Sugestão: manter agente (escolas/gestores educacionais), ação específica (programa de alfabetização midiática), meio (plataformas escolares/feiras de ciência), finalidade (valorizar a autoestima e reduzir efeitos negativos). Exemplo de melhoria: “Agente: escolas e redes públicas; Ação: implementar um programa de educação midiática; Meio: rodas de conversa, oficinas e materiais digitais; Finalidade: reduzir a ansiedade gerada pelas redes sociais e promover uma identidade digital saudável.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.