Com isso, os planos da ODS para 2030 – criados pela ONU – estabelecem metas claras para essa promoção. A saber, investimentos em fontes de energia renovável como solar e eólica, e a implementação de práticas de economia circular podem reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis
[09/11, 10:07] Meta AI: Economia e sustentabilidade são pilares essenciais em toda qualquer sociedade, são elas quem garantem certa estabilidade. No cenário brasileiro, essa intersecção é marcada por um forte ponto de tensão, mas também oportunidade significativa com a transição para uma economia verde. Diante desse contexto a conciliação entre o crescimento econômico com preservação ambiental garantem um futuro economicamente adequado para as próximas gerações.
Com isso, os planos da ODS para 2030 – criados pela ONU – estabelecem metas claras para essa promoção. A saber, investimentos em fontes de energia renovável como solar e eólica, e a implementação de práticas de economia circular podem reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Dessa forma, o Brasil pode criar oportunidades econômicas sustentáveis e contribuir para um futuro mais próspero, alinhando-se aos ODS 8 e 13, que visam promover o crescimento inclusivo e sustentável e combater a mudança climática, respectivamente.
Além disso, a adoção de práticas, podem gerar benefícios significativos, como a criação de empregos verdes e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. A transição para uma economia verde também pode atrair investimentos estrangeiros e estimular a inovação tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. Assim, o Brasil tem a oportunidade de se posicionar como líder na agenda global de sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Em síntese, esta conciliação é fundamental para garantir um futuro economicamente adequado para as próximas gerações, reafirmando a importância da transição para uma economia verde no Brasil. Para isso, é necessário que o governo implemente políticas públicas eficazes, como incentivos fiscais para empresas sustentáveis, e que a sociedade civil se engaje em práticas de consumo consciente, promovendo assim um desenvolvimento econômico e a proteção ambiental de forma conjunta. Assim, o Brasil poderá se tornar um modelo de sustentabilidade e desenvolvimento econômico para o mundo, comprovando que é possível conciliar progresso e preservação ambiental.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: problemas de norma (concordância e pontuação) em trechos como “garantem um futuro economicamente adequado” e ausência de vírgulas para separar orações; repetição desnecessária de ideias. Melhoria: revisar a norma padrão, usar: “garantem um futuro economicamente estável” e inserir pausas: “Economia e sustentabilidade são pilares...; no entanto, a interseção...”. Conectivos: varie mais (por exemplo, “além disso”, “em contrapartida”) para coesão. Intervenção: manter os quatro elementos (agente, ação, meio, finalidade) com detalhamento mínimo, ex.: Governo: implementar incentivos fiscais a empresas sustentáveis (meio) para fomentar emprego verde (finalidade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.