Diante desse cenário, é perceptível a desatenção do Estado relativa para a valorização da comunidade. Nesse sentido, como já elucidado pela jornalista Mirian Leitão, o poder público desempenha um papel "catatônico", isto é, não cuida tampouco protege, efetivamente a malha social. Nossa perspectiva, tamanha imobilidade estatal é atestada, a partir da falta de enfrentamento estrutural de governantes, das desigualdades e ineficiência social que perpetuam, com a ajuda do governo federal nesses enfrentamos contra a desvalorização das sociedades, podemos ter uma nação mais valorizada e não estaria desprezada e uma sociedade mais digna com um futuro mais justo e correto. Afinal, ao negligenciar formação crítica dos cidadãos e fiscalização de medidas governamentais. O Estado e a própria sociedade colaboram para o agravamento de problemas que deveriam ser combatidos.
Diante desse cenário, pontua-se a disparidade econômica no revés. A esse respeito, o escritor Ariano Suassuna, defende a existência de uma divisão na nação brasileira, " o país dos privilégios e o país dos despossuidos. Dessa forma o grupo dos desfavorecidos não tem acesso a valorização e nem oportunidade de crescer na vida, assim como os privilégiados tem, se continuar dessa forma a população vai ficar cada vez mais apagada e despeijada.
Portanto, é necessário que o governo federal promova uma campanha, através de palestras ou uso de verbas públicas, com objetivo de garantir o bem-estar e a valorização dos brasileiros. Além disso, é importante que a sociedade como um todo se engaje na luta contra esse desafio. Desse modo, por meio de iniciativas conjuntos e responsáveis, é possível promover um futuro mais justo
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais problemas: erros gramaticais e de coesão (ex.: 'és mãe' deveria 'és a mãe'; pontuação inadequada; frases longas e confusas). Sugestões: revisão de norma padrão, reordenação de ideias, uso de conectivos (no entanto, portanto, ademais). Intervenção: descreva agente, ação, meio e finalidade com mais detalhe, por exemplo: Governo federal promover programa de valorização de comunidades (agente), implementando cursos e assist. social (ação/meio), visando reduzir desigualdades (finalidade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.