Privacy Policy Terms of Service Admin Panel Contact Us Site Map RSS Feed Link 7 Link 8
Avatar do usuário
Por cssioalve
Quantidade de postagens
#167079
Em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, embora não mencione explicitamente o etarismo, foi promulgada visando defender um dos direitos mais relevantes para o indivíduo: o direito à igualdade e a não discriminação. Todavia, as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira impedem que os idosos vivenciem o benefício assegurado pela lei internacional. Assim, há de se combater o silenciamento social, bem como a omissão do estado.
Diante desse cenário, a inércia da sociedade motiva a permanência desse estereótipo. Sobre isso, o filme “UP, Altas Aventuras” narra a aventura de um idoso exausto da pressão imposta pela sociedade, partindo para conhecer as montanhas, acompanhado de um adolescente escoteiro, em busca do seu sonho e fugindo da rotina monótona e deprimente do centro urbano em que habitava. Entretanto, a sociedade brasileira se mostra incapaz de se sensibilizar com os personagens da obra, já que os idosos ainda são invisibilizados. Essa negligência pode ser exemplificada pela falta de atividades comunitárias destinadas ao público de idade avançada, bem como pela falta de debate público em relação à igualdade na terceira idade. Logo, é incoerente que o Brasil ainda conviva com o arcaico dilema do silenciamento social.
Ademais, a omissão do Estado estimula indiretamente a desigualdade. Nesse aspecto, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5°, quando promulgada, teve o objetivo teórico de garantir a igualdade à todos. No entanto, o governo revela-se inapto de cumprir, na prática, as garantias de proteção ao idoso, sobretudo no que se refere a esta problemática. Essa fragilidade de medidas estatais é evidenciada pela dificuldade de alcançar a qualidade de vida, distanciando ainda mais do bem-estar necessário para uma vida digna. Desse modo, enquanto o descaso governamental for a regra, a população de idade avançada terá sua dignidade enfraquecida.
É urgente, portanto, que o Ministério da Educação e as instituições de ensino – responsáveis pela transformação social – contribuam para desenvolver a empatia dos indivíduos, por meio de projetos sociais, a exemplo de debates nas escolas sobre a importância do respeito à terceira idade, bem como a inclusão de atividades comunitárias destinadas ao desenvolvimento dos idosos. Essa iniciativa tem a finalidade de mobilizar o Estado a combater a desigualdade e a discriminação, como também de garantir que o conceito defendido pela declaração universal preserve, de fato, os direitos humanos dos idosos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    Erros observados: N1 (Gramática): excesso de vírgulas, repetições e pequenos deslizes (ex.: “deve-se combater”/“deve-se combater o silenciamento”); N2 (Tema/forma): boa argumentação, porém falta organização explícita de introdução–desenvolvimento–conclusão em alguns trechos. N3 (Organização de ideias): fatos relacionados ao envelhecimento aparecem, mas há lacunas de aprofundamento crítico. N4 (Coesão): uso adequado de conectivos, porém há transição entre ideias pouco fluida em alguns parágrafos. N5 (Intervenção): proposta com agente, ação, meio e finalidade, porém poderia detalhar mais como, onde e com que metas mensuráveis. Sugestões: reescrever frases longas em períodos mais curtos; consolidar a tese na introdução; ampliar a seção de intervenção com metas e indicadores (ex.: “agente: Ministério da Educação; ação: debater inclusão; meio: debates escolares; finalidade: reduzir preconceito em 2 anos”).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Segurança pública

De acordo com o texto, a segurança pública está ca[…]

Aqui está minha avaliação, de forma objetiva e dir[…]

Cinema no Brasil

Avaliação da redação (Tema: Cinema no Brasil) Com[…]

Conforme o artigo 3°, inciso III, da Constituição […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.