Ademais, grande parte do problema deve à falta de conhecimento da sociedade sobre o que é capacitismo. Piadas, estereótipos e atitudes discriminatórias são naturalizadas, o que reforça a exclusão. [ Diante disso, é essencial investir em educação inclusiva desde os primeiros anos escolares, para formar mais cidadãos conscientes e empaticos.
Além disso, a ineficiência da Lei 7.853 que criminalizar atos preconceituosos comedido contra os deficientes, dificulta a erradicação no Brasil. Segundo a Constituição Federal, em 1988, todos são iguais perante a Lei o estado tem o dever de garantir esse direito. Entretanto, a falta de uma atitude rígida do poder público abre a margem para propagação de atitudes que rebaixam os portadores de deformidades, desqualificando e humilhando- os.
Portanto, para combater esse cenário, O Ministério de educação deve promover campanhas de conscientização nas escolas, como apoio de instituições especializados, por meios de oficinas, matérias acessíveis e palestra visando descontruir estereótipos e fortalecer o respeito às diferenças. Assim espera-se o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: gramática/ortografia (capacitimo, empaticos, comedido, descontruir; maiúsculas inconsistentes: estado/Estado; concordância/expressões: como a Lei brasileira de inclusão; uso inadequado de palavras pejorativas: ‘portadores de deformidades’). Sugestões: revisar para: capacitismo, empáticos, comete seus erros com ‘criminar atos preconceituosos contra’; utilizar “Ministério da Educação” e “desconstruir”; corrigir o trecho sobre a Constituição e incluir vírgulas. Proposta de intervenção com 4 elementos claros: agente: Ministério da Educação; ação: promover campanhas; meio: campanhas em escolas, oficinas, materiais acessíveis, palestras; finalidade: fortalecer o respeito às diferenças e reduzir o preconceito.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.