Isso está ligado a um patriarcado, que surgiu ainda nos tempos do Brasil-colônia, desde lá, a população negra é vista como a escora da sociedade, um povo inferior e que não possui tanto valor quanto as pessoas de pele branca. A causa desse preconceito ainda existir, se deve principalmente ao fato de os alunos aprenderem nas escolas apenas uma pequena parte da história da África, é ensinado, quase todo o tempo, a história de escravidão e sofrimento do povo negro, esse fator faz com que as pessoas criem uma imagem de dor e exclusão do povo africano, fazendo com que tudo relacionado a África pareça inferior, e que deve ser excluído.
Ademais, a cultura africana foi reduzida a apenas um conjunto de representações esteriotipadas, esta ação tem como causa uma má impressão das culturas africana e afro-brasileira, pois tal visão rasa traz consigo a ideia de uma cultura pobre e sem variedade, temos como exemplo, as religiões de matriz africana, que são resumidas apenas a orixás e macumba, e esses, demonizados pelas pessoas de modo geral, é como se tudo relacionado alguma religião de matriz africana fosse ruim, e trouxesse consigo o mal.
Portanto, cabe ao governo, que tem a função de prezar pela igualdade e valorização de todos os povos e culturas, garantir através de campanhas de conscientização, tanto como mudanças nas formas de ensino nas escolas, que tal visão depravada em relação a África seja extinta. Deve-se ocorrer uma mudança na preparação dos profissionais de educação, de maneira especial dos professores de História, para que não seje apenas ensinada a parte de penúria do povo afrodescendente, e a partir daí, uma nova visão das culturas africana e afro-brasileira seja formada. Tais ações terão como finalidade promover a cultura africana e extinguir o estigma relacionado a África, após determinado feito, as pessoas abrirão mais seus olhos para enxergar a beleza e a pluralidade das culturas africana e afro-brasileira, e estas passarão a ter o valor merecido
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros principais incluem "seje", que deve ser "seja", e "escravos africanos trazidos ao Brasil-colônia", onde o hífen é desnecessário. Reescreva para maior clareza, como em "apesar desse contato frequente com a cultura africana, ainda existe muito preconceito" para melhorar a fluidez. A proposta de intervenção está bem estruturada com todos os elementos necessários detalhados, mas poderia ser mais concisa. Use conectivos adequados para melhor coesão entre as ideias apresentadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.