Avatar do usuário
Por adeilzalx
Quantidade de postagens
#139179
Na obra "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus, a autora relata os desafios enfrentados para sobreviver e manter seus três filhos; além da notável desigualdade social sofrida, o preconceito era constante na vida desta. É relevante destacar que, desde os tempos mais remotos até a contemporaneidade, a sociedade e o Estado perpetuam o viés racial no Brasil, impossibilitando a valorização sociocultural.

Paralelo ao exposto, desde 1500 - data do denominado "descobrimento" do país - é notório os impactos causados durante e após o período de escravização e exploração dos povos africanos, bem como a desvalorização de suas culturas. Há 200 anos da primeira Constituição Federal, a atual, de 1988, garante aos cidadãos o direito à liberdade de expressão, entretanto, cabe ao ser humano discernir até onde o seu direito pode ser considerado legal. Construir um pensamento racista em cima de um direito é mais comum do que se pode imaginar, o racismo estrutural enraizado na sociedade brasileira demonstra fielmente que, apesar de toda a contribuição - forçada - dada pelos povos africanos para a construção do Brasil, estes nunca foram devidamente valorizados ou recompensados.

Mediante a educação brasileira, é possível analisar a ausência de estudo e representações da cultura africana. Essa deficiência traz uma perpetuação do viés racial, impossibilita que a sociedade tenha conhecimento ou que se aprofunde quanto a história do Brasil. Ademais, a falta de representatividade é um dos impasses mais comuns, tendo em vista que, sem uma referência, a chance de formar-se mais pessoas sem identidade cultural aumenta consideravelmente.

Portanto, o Governo Federal deve implementar Políticas Públicas para a valorização da cultura africana, bem como projetos que incentivem o estudo e a discussão em sala de aula. Promover campanhas de conscientização e palestras nas escolas e universidades, tendo como finalidade a valorização da sociedade para com os feitos e história dos povos africanos, reconhecimento e respeito este necessário para que pessoas negras, como transcreve Carolina Maria de Jesus, não desejem nascer em um lugar onde o preto é feliz.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Erros como "é notório os impactos" devem ser corrigidos para "são notórios os impactos". Melhore a coesão com conectivos, como em "além disso" no início do terceiro parágrafo. A proposta de intervenção está completa e detalhada.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

No filme "Meus Quinze Anos", a personage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.