Avatar do usuário
Por jnogueira
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116228
O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista " Ordem e Progresso", não só pela Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativas adversidades para o seu crescimento. Lamentavelmente, entre eles os prejuízos da poluição visual para a sociedade brasileira representa um oposto à máxima do símbolo pátrio. Com efeito, é imprescindível enunciar a negligência governamental e a falta de informação.
Primordialmente, é imperioso notar que a negligência do Estado potencializa os prejuízos da poluição visual na sociedade. Segundo Hebert José de Sousa, sociólogo brasileiro e ativista dos direitos naturais, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: liberdade, igualdade, solidariedade, diversidade e participação. Sob esse viés, a baixa atuação das autoridades, perante princípios importantes, compreende-se, assim, o porquê da negligência sem efetivas intervenções. Desse modo, é necessário que a problemática seja revertida.
Ademais, é fundamental apontar a falta de informação como impulsionador do problema. De acordo com Emile Durkheim, sociólogo francês, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Partindo desse pressuposto, esse desconhecimento sobre políticas concretas no país produz na sociedade percepções equivocadas a respeito da poluição visual. Logo, é inaceitável que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a consolidação de políticas públicas que visem a construção de uma sociedade igualitária. Dessarte, com o propósito de mitigar os prejuízos da poluição visual para a sociedade, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione recursos que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, serão revertidos em verbas governamentais em campanhas publicitárias que especifiquem à eficácia de políticas concretas, sugerindo à comunidade brasileira criar o hábito de buscar informações. Assim, torna-se-á possível o lema positivista.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por AthenaJBM
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120633
1. Na introdução, faltou a devida apresentação das teses, você apenas colou no final do parágrafo e não deixou claro se eram realmente as teses a serem apresentadas. EX : "...Com efeito, é imprescindível enunciar a negligência governamental e a falta de informação como as principais agravantes do quadro.".
2. Lhe aconselho a usar outro conectivo no D1, pois, conectivos como primeiramente, primordialmente, inicialmente e demais com o mesmo significado dão a ideia de que são a primeira coisa a ser dita no texto, porém, antes do D1 veio a INTD. Alguns conectivos que encaixariam são: Diante disso, Desse modo, Desse jeito...
3. Dica para poupar espaço no D1, use o nome "Betinho" quando for usar esse repertório, só para poupar espaço mesmo.
4. O seu D1 praticamente não tem argumentação, você não conseguir dizer porque negligência governamental potencializa o problema. Quais são esses princípios importantes que as autoridades não atuam? Como vou compreender algo que você não deixou claro? tem haver com o tema? pode ser qualquer outra coisa já que não está explicito.
5. O mesmo problema citado no número D1 se repete no D2, falta aprofundamento argumentativo, quem faz? por que? de exemplos dessas ações, quais as consequências dessas supostas ações.
6. A primeira frase colocada na conclusão ficaria melhor como fechamento crítico no D2,logo, sua conclusão começaria no "Destarte...".

Conclusão:
C1: Achei somente 2 erros, e como o permitido no ENEM são três vou dar 200 para você nessa competência.
C2: Pelo que eu vi, você conseguiu compreendeu o tema de um modo meio superficial , 120.
C3: 80.
C4: 80.
C5:200.

Lhe aconselho a ler redações que tiraram uma nota alta aqui no site, melhor ainda seria ler redações que conseguiram nota mil no ENEM, preste atenção em como foi construída a argumentação e a estrutura de cada etapa da redação ( INRD, D1 e D2 e CNL)
0

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do "s[…]

2024 foi um ano que foi marcado por mobilizações e[…]

Pessoas com autismo no Brasil

A Constituição Federal de 1988-norma de maior hier[…]

Pessoas com autismo no Brasil

A Constituição Federal de 1988-norma de maior hier[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.