Nesse contexto público mais novo encontra-se em uma constante busca pela estética ideal, tornando-a o elemento primordial em suas vidas. Com isso, substituem valores que constituem a formação do ser, como a autenticidade e a intelectualidade. Análogo a isso, a obra A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord explora a percepção de um mundo na qual "parecer" é mais importante que o "ser", ideia permeada por propagandas da mídia. Assim os adolescentes pressionados socialmente transformam-se em indivíduos superficiais sem verdadeira personalidade, perdendo sua criatividade e tornando-se escravos de tendências temporárias.
Nesse viés, a juventude enfrenta obstáculos e consequências psicológicas drásticas ao tentarem se enquadrar em aparências irreais. Isso porque esses padrões estéticos costumam cultuar condicionamentos extremos, como a magreza, sem respeitar uma alimentação equilibrada. Esse embate leva os adolescentes a procurarem métodos rápidos e arriscados, além de deturpar a concepção deles fazendo-os pensar que nunca é o suficiente. Dessa forma, o Ministério da Saúde revelou nas últimas pesquisas que 10% da população jovem sofre de transtornos alimentares, como a anorexia. Esse dado mostra como essa problemática pode afetar a saúde mental desse público.
Com isso, é necessário haver uma reparação a nova geração que cresceu se comparando com uma beleza inacessível e tiveram sua autoestima abalada. Por isso, as redes de comunicação - da mesma forma que criaram os padrões de beleza - devem criar propagandas que exaltem a estética natural, por meio da conscientização e propagação da realidade. Desse modo, os adolescentes entenderão que seu real valor não está na aparência, mas na sua capacidade de contribuir socialmente e aproveitar o bem-estar físico e psicológico ao lado de outras pessoas.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de norma-padrão: várias aspas simples, pontuação desigual e algumas criações de vírgula que emperram a fluidez; there são frases longas com conectores mal usados. Sugestões: revisar a concordância e a pontuação, dividir períodos extensos; ex.: 'O filme Feios (2024) mostra...' em vez de repetidas vírgulas longas. (Ex.: 'por conseguinte as pessoas acabam transformando-se' → inclua vírgula após 'consequente'). Proposta de intervenção melhor detalhada: identifique agente, ação, meio e finalidade com exemplos específicos (ex.: governos locais promovem campanhas em redes sociais, com metas de reduzir transtornos alimentares).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.