Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92722
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Aumento de casos de violência contra idosos demonstra falta de políticas públicas
De acordo com IBGE, a população idosa no Brasil irá compor cerca de 29% da população, contudo, falta de políticas públicas para promover amparo ao idoso pode afetar a qualidade de vida dessa parcela da população

De acordo com dados disponibilizados pelo Disque 100, canal de atendimento que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos para os órgãos competentes, de 2019 para 2020 o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso foi de 48,5 mil para cerca de 77 mil denúncias; houve um aumento de 53% no número de denúncias. Até o primeiro semestre de 2021, o número de denúncias registradas ultrapassou 30 mil.

O Estatuto do Idoso, promulgado pela lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

“Lembrando que a negligência, o abandono é o primeiro caso, é o primeiro tipo de violência mais frequente”, afirma Bibiana Graeff, também professora do curso de Gerontologia da EACH. De acordo com a professora, esse tipo de caso é mais comum devido à codependência que a pessoa idosa pode vir a desenvolver com o tempo, precisando de determinados apoios para realização de funções básicas, como ir ao mercado, ou um acompanhante para poder deslocar-se, por exemplo.

De acordo com os números do relatório divulgado em 2019, a negligência é o tipo de violência contra o idoso mais comum, representando 41% do total das denúncias. Após ela, as principais violações sofridas por idosos são: a violência psicológica, com 24% das denúncias; o abuso financeiro, com 20%; a violência física, com 12% e a violência institucional, com 2%.


TEXTO II

A violência contra a pessoa idosa no Brasil.jpg

TEXTO III

Formas de violência contra a pessoa idosa:
  • Abuso físico, violência física ou maus-tratos físicos: refere-se ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.
  • Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.
  • Abuso sexual e violência sexual: referida ao ato ou ao jogo sexual de caráter homo ou heterorrelacional, utilizando pessoas idosas, que visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
  • Abuso financeiro e econômico: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentimento por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
  • Abandono: manifestado na ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.
  • Negligência: diz respeito à recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.
  • Autonegligência: relativo à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança.

TEXTO IV

A violência contra a pessoa idosa no Brasil.png


PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “A violência contra a pessoa idosa no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por JHOYCCE
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94553
A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
AQUELES QUE UM DIA FEZ MUITO POR VOCÊ, HOJE NÃO PASSA DE PESO MORTO, ME PERGUNTO ATÉ QUANDO O BRASIL SERÁ ASSIM?
AQUELES QUE UM DIA, JÁ FICOU SEM COMEU SO PRA VER UM FLHO COMENDO,AQUELES JÁ PASSOU NOITES EM HOSPITAIS , HOJE JÁ CANSADO DA VIDA SÓ QUERER DESCANSA E ACHA AMOR,EM SEUS FAMILARES.
AONDE SÓ ENCONTRA OS MALTRATO E VIOLÊNCIAS, MUITOS FICO GRITANDO,MALTRATADOR, CHEGA ATÉ BATE, POIS NÃO TEM PACIÊNCIAS COM AQUELES QUE UM DIA JÁ FOI JOVEM, HOJE VOLTOU A SER UMA CRIANÇA POREM UMA CRIANÇA GRANDE.
0
Avatar do usuário
Por Gabrielzerix
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98166
Como consequência natural do envelhecimento, vem a maior dependência de terceiros, necessitando auxílio para realizar diversas atividades cotidianas, como ir ao mercado. Diante disso, essa maior codependência acaba gerando em uma parcela da sociedade um certo preconceito e ódio sobre a população idosa, que devido a sua maior fragilidade, acaba-se tornando mais suscetível a violência no Brasil. Dessa forma, vale ressaltar que os principais motivos para a ocorrência desses crimes horrendos são o individualismo da sociedade e a falta de desenvolvimento de medidas públicas visando o bem estar do idoso.

O individualismo vivenciado nos dias de hoje, acaba gerando a falta de empatia, se tornando uma causa para as práticas violentas contra o idoso. Essa falta de pensamento coletivo, foi retratada pelo filósofo John Locke, que acreditava que as leis servem para os outros, mas não para si. Além disso, a baixa qualidade no ensino público, que deveria desenvolver cidadãos conscientes com a sociedade, acaba intensificando esse pensamento. Por isso, devido à falta de consciência social, atos violentos são praticados contra os idosos.

Ademais, a negligência do estado com os idosos é uma outra forma de violência. É necessário lembrar que a violência não necessariamente precisa ser física, a falta de segurança, saúde de qualidade e acessibilidade acaba se tornando uma forma de abandono, que apesar de terem esses direitos garantidos pela legislação, seus direitos aparentemente está apenas no papel, como argumentado no livro “Cidadão de Papel”, de Gilberto Dimensteir. Assim, os idosos têm sua vida cotidiana dificultada pela falta de cumprimento dos seus direitos.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para acabar com a violência contra idoso. Diante disso, o Ministério da Educação deve adicionar na base curricular um melhor ensino sobre cidadania por meio das aulas de filosofia e sociologia, ensinando os direitos e deveres na sociedade. Além disso, o Ministério da Infraestrutura deve fazer o melhor planejamento nas cidades brasileiras, para elas conseguirem atender o envelhecimento populacional, com melhor qualidade de saúde pública e acessibilidade. Dessa forma, teremos uma geração futura consciente e que saiba respeitar os indivíduos das gerações anteriores.
0
Avatar do usuário
Por Danny2002
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#102496
E nítido e natural o envelhecimento com o tempo, que com base nós torna incapacitado de algumas atos. E notório que no Brasil a violência contra pessoas de mais idade cresce, segundo o ministério da mulher, da família e dos direitos humanos (MMFDH) dados mostram que, em janeiro a 2 de junho de 2022, já foram registrados mas de 35 mil denúncias de violência contra pessoas idosas.

Em ênfase e notório que, essas violência ocorrem por, partes de pessoa "confiável" do idoso tal como os filhos, netos e entre outros. Os tipos de violência que são frequentes sãos as negligência ( faltas de cuidados quanto a necessidade básica , seja alimentar, moradia, higiene.) Com 41% das violência psicológica que é algo precário no país.

Conforme a organização Mundial da (OMS), define a violência contra a pessoa idosa como " ação unica ou repetida" que causa dano ou sofrimento ao indivíduo. E importante ressaltar, que nesses caso infelizmente ocasiona em mortes por essas violações, por atos de não, ter autocuidado ficam a esperas de terceiros segundo Fernando Ferreira em 2021, já foram mais de 37 mil notificações de violência, 29 mil dela são na faixa de 70 e 74 anos, e 68% desse público são do sexo feminino.

No entanto, medidas precisam ser tomada, contras violência a pessoa idosa. O ministério da educação em meio a esse caos precisa, em forma de programas, aulas em escolas, em pro de conscientizar a população, principalmente os jovens, junto com o ministério da saúde, buscar profissionais qualificados a darem suporte, e cuidados a essa pessoas mas carente, assim diminuíram a violência contra essa população.
0
Avatar do usuário
Por Vinicius73
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#103032
O quadro expressionista "O grito", do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Indubitavelmente, a obra transcende a ficção e se vê inserida na sociedade quando relacionada ao sentimento hodierno de milhares de indivíduos assolados pela violência contra o idoso. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas constitucional e educacional, analisar seriamente as raízes e os frutos desse quadro deletério é medida que se faz imediata.

Mormente, é fulcral constatar a débil ação do Poder Público, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. Contudo, as autoridades vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação ao descaso para com os idosos. Evidentemente esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito à proteção. Com efeito, é notório que tal postura estatal perpetue a chaga no Brasil.

Outrossim, a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que, conforme os iluministas Diderot e D'Alembert, autores da "Enciclopédia", a democratização da educação é fundamental no combate à alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos sua efetiva liberdade. Atualmente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Todavia, a realidade é justamente o oposto, e o resultado desse contraste é claramente refletido na violência contra a pessoa idosa. Dessarte, discorrer criticamente essa problemática faz-se mister para a consolidação de um país equânime.

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Destarte, com o intuito de mitigar a alta taxa de violência contra os idosos, urge que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), será revertido em ações sociais nas escolas e universidades que visem divulgar, prematuramente, informações do quão importante é a conscientização do óbice na sociedade brasileira, através de palestras com psicólogos e profissionais do meio estatal. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da violência na sociedade. Somente assim os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
0
Avatar do usuário
Por Grazyminy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#103035
A violência contra os idosos
Em ênfase a violência contra os idosos ocorrem ate mesmo por netos,filhos ou até mesmo pessoas de confiança dos idosos, e essas violência acabam gerando medo ou te mesmo trauma nos idosos.
Entretanto a violência contra idosos começa muitas vezes dentro da própria casa dos idosos como filhos e netos ou até mesmo de pessoas de confiança deles.
No entanto é necessário que medidas sejam tomadas para que essa violências parem de aumentar, uma das principais violências contra os idosos é a violência psicológica com 40% que é algo precário, ainda te as violências verbal e física.
A falta de segurança,infraestrutura e saúde
acaba se tornando um abandono e é uma violência, 68% do público que é violentado é do sexo feminino entre a faixa etária de 70 a 74 anos.
No entanto medidas é necessárias a serem tomadas para que essas violência contra idosos acabem, o ministério da saúde juntamente com o ministério da educação precisam se juntarem para fazerem algo para que cuidados sejam tomados para que a violência contra a população diminuam. É muito importante ressaltar que essas violências acabam trazendo muito sofrimento e até mesmo causando mortes para os idosos espero que medidas sejam tomadas. Pois não tem como viver com o ato de violência e ameaças simultaneamente
Os idosos merecem mais Respeitos.
0
Avatar do usuário
Por Rod2023
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108000
Gabrielzerix escreveu:Como consequência natural do envelhecimento, vem a maior dependência de terceiros, necessitando auxílio para realizar diversas atividades cotidianas, como ir ao mercado. Diante disso, essa maior codependência acaba gerando em uma parcela da sociedade um certo preconceito e ódio sobre a população idosa, que devido a sua maior fragilidade, acaba-se tornando mais suscetível a violência no Brasil. Dessa forma, vale ressaltar que os principais motivos para a ocorrência desses crimes horrendos são o individualismo da sociedade e a falta de desenvolvimento de medidas públicas visando o bem estar do idoso.

O individualismo vivenciado nos dias de hoje, acaba gerando a falta de empatia, se tornando uma causa para as práticas violentas contra o idoso. Essa falta de pensamento coletivo, foi retratada pelo filósofo John Locke, que acreditava que as leis servem para os outros, mas não para si. Além disso, a baixa qualidade no ensino público, que deveria desenvolver cidadãos conscientes com a sociedade, acaba intensificando esse pensamento. Por isso, devido à falta de consciência social, atos violentos são praticados contra os idosos.

Ademais, a negligência do estado com os idosos é uma outra forma de violência. É necessário lembrar que a violência não necessariamente precisa ser física, a falta de segurança, saúde de qualidade e acessibilidade acaba se tornando uma forma de abandono, que apesar de terem esses direitos garantidos pela legislação, seus direitos aparentemente está apenas no papel, como argumentado no livro “Cidadão de Papel”, de Gilberto Dimensteir. Assim, os idosos têm sua vida cotidiana dificultada pela falta de cumprimento dos seus direitos.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para acabar com a violência contra idoso. Diante disso, o Ministério da Educação deve adicionar na base curricular um melhor ensino sobre cidadania por meio das aulas de filosofia e sociologia, ensinando os direitos e deveres na sociedade. Além disso, o Ministério da Infraestrutura deve fazer o melhor planejamento nas cidades brasileiras, para elas conseguirem atender o envelhecimento populacional, com melhor qualidade de saúde pública e acessibilidade. Dessa forma, teremos uma geração futura consciente e que saiba respeitar os indivíduos das gerações anteriores.
0
Avatar do usuário
Por Joz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108070
Cada vez mais, com o desenvolvimento moral dos jovens, no qual vem trazendo um grande aumento de brutalidade contra a pessoa idosa , fato esse presente nas diversas formas de violência apresentada à esse grupo .Dessa maneira , sendo fundamental haver atitudes , tanto das autoridades como da população, que distorçam essa situação.
De início,é essencial relatar a falta de consciência da sociedade em relação a velhice. No filme "Up- Altas Aventuras" é notório logo no começo como o idoso protagonista é incompreendido e como sua voz não tem valor para as outras pessoas. Na realidade , é comumente espalhado uma versão errônea da velhice, sendo definido como um tempo que a pessoa seria um peso , não lembrando da sua história e nem do seu papel como cidadão.
Essa inexistência de conhecimento e empatia com os mesmos é tanta que quase 19,5% deles sofrem algum tipo de violência, informação divulgada pela OMS.
Portanto é necessário qualquer medida que traga melhoria para essa condição. Contudo, a mídia , que é conhecida como um grande veículo transmissor, carece incentivar mais o entendimento sobre a velhice e motivar a humanidade a valorizar e aprender mais sobre a mesma .
0
Avatar do usuário
Por yukimori25
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112347
A Constituição Federal promete assegurar qualidade de vida aos idosos, como o direito a aposentadoria, prioridades, promoções, atendimentos e atividades especializadas; Contudo, pouco se discute sobre métodos de garantir a segurança destes indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Possibilitando que sejam submetidos a condições de negligência, abandono e demais formas de abuso. Circunstâncias da qual poderia ser precavida, com a verificação de bem-estar do idoso.
Embora, penalidades a quem cometa qualquer forma de delito contra a pessoa anosa estejam presentes no código penal, o Poder Judiciário não têm cumprido devidamente sua função. Pois, devido às leis brandas e aos muitos atenuantes, a impunidade cresce no país, aumentando também o número de casos. Uma realidade que poderia ser evitada, por meio do aumento da pena.
A ausência de políticas preventivas somada à impunidade aos crimes cometidos contribuem para a violência contra a pessoa idosa no Brasil Portanto, cabe ao Estado estabelecer um projeto de prevenção aos maus-tratos a estas pessoas, com a verificação de bem-estar do indivíduo a fim de garantir uma boa qualidade de vida. Ademais, com o propósito de fazer jus a justiça, não permitindo que criminosos fiquem impunes, ao rerealizar o acrescimo penal. Pois, somente deste modo, pode-se promover o bem de todos, sem preconceito.
0
Avatar do usuário
Por yukimori25
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112348
Causando cerca de 13 mil mortes por ano, a violência contra a pessoa idosa no

A Constituição Federal promete assegurar qualidade de vida aos idosos, como o direito a aposentadoria, prioridades, promoções, atendimentos e atividades especializadas; Contudo, pouco se discute sobre métodos de garantir a segurança destes indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Possibilitando que sejam submetidos a condições de negligência, abandono e demais formas de abuso. Circunstâncias da qual poderia ser precavida, com a verificação de bem-estar do idoso.
Embora, penalidades a quem cometa qualquer forma de delito contra a pessoa anosa estejam presentes no código penal, o Poder Judiciário não têm cumprido devidamente sua função. Pois, devido às leis brandas e aos muitos atenuantes, a impunidade cresce no país, aumentando também o número de casos. Uma realidade que poderia ser evitada, por meio do aumento da pena.
A ausência de políticas preventivas somada à impunidade aos crimes cometidos contribuem para a violência contra a pessoa idosa no Brasil Portanto, cabe ao Estado estabelecer um projeto de prevenção aos maus-tratos a estas pessoas, com a verificação de bem-estar do indivíduo a fim de garantir uma boa qualidade de vida. Ademais, com o propósito de fazer jus a justiça, não permitindo que criminosos fiquem impunes, ao rerealizar o acrescimo penal. Pois, somente deste modo, pode-se promover o bem de todos, sem preconceito.
0

No filme 365 dias exibido na plataforma netflix, e[…]

Obesidade Infantil: Uma Questão Crítica de Saúde P[…]

Problemas mentais

O cenário vigente em que estamos vivendo, não só n[…]

Este universo é finito, seus recursos, finitos, é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.